Você conhece o trabalho da doula?

Conheça mais sobre o trabalho da Psicóloga e Doula Alessandra Elisa Gromowski, que realiza atendimentos na Illuminare Desenvolvimento Humano.

4.119

Publicada 13 de Junho, 2019 às 14:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Hoje vamos falar sobre mais um serviço que é oferecido pela Illuminare Desenvolvimento Humano e que vem ganhando visibilidade, o trabalho da DOULA!

Você já ouvir falar? Bom, vamos do começo: a palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve". Essa profissional vai auxiliar a mulher durante sua gestação, parto e pós-parto.

A maternidade traz uma série de sentimentos, por causa dos hormônios que bombardeiam o corpo, e pelas mudanças corporais e sensações desse período, aliado as expectativas da nova fase que virá. Afinal, existe um outro ser crescendo dentro do nosso corpo.

Os sentimentos que fazem parte desse período podem ser positivos ou negativos. Isso mesmo! E não é preciso se culpar por isso, mas é possível trabalhar os sentimentos para que isso não influencie negativamente nessa relação com esse serzinho em formação que necessita da mãe, uma mãe ciente do que sente e pronta para encarar o desafio de estabelecer vínculo com seu filho.

Por isso coloco algumas perguntas: como estou lidando com essa gestação? É a primeira? Não é? Quais expectativas tenho? Como penso que isso mudará minha vida? Estou me organizando para as mudanças que virão? Quais apoios tenho recebido? Com quem verdadeiramente posso contar?
Agora vamos falar de outro momento importante e marcante: o parto!!!! Como estou me programando para isso? Que crenças tenho sobre os tipos de parto? Quem será o protagonista do parto, o médico, o bebê ou eu?

Todas essas dúvidas (e muitas mais) passam pela cabeça da mulher quando o assunto é gestação e parto, e tudo bem! É aí que a doula entra! A doula é a mulher que prestará auxílio a mulher e a seu companheiro, antes, durante e depois do parto. Dará informações sobre o desenvolvimento da gestação, o que é natural, o que faz parte desse processo, sem entrar, claro, no trabalho que é realizado pelo médico que faz com essa mulher o pré-natal, a doula dará um complemento de informações, direitos e apoio emocional e o que for necessário para colaborar na boa experiência da maternidade.

A doula fará junto com o casal o plano de parto, pois acreditamos que a vivência da maternidade, juntamente com o parto é um momento único de interação entre mãe e bebê e deve ser respeitado e naturalizado na medida do possível. A doula não fará procedimentos que cabem ao médico e a equipe de enfermagem, mas fortalecerá a mulher para que ela seja, juntamente com seu filho, os protagonistas de seu parto, diluindo o medo da dor, bem como possíveis dificuldades psicológicas que podem dificultar a ocasião.

Como doula luto pela disseminação das informações corretas e o direito ao parto humanizado! Vamos deixar claro aqui que o parto humanizado não é apenas sinônimo de parto normal, mas sim um parto em que é respeitada a vontade da mulher, do casal, bem como não são realizados procedimentos invasivos sem seu consentimento, logo, um parto humanizado pode sim ser uma cesárea.

Buscamos que a mulher tenha conhecimento sobre os tipos de parto e que o desenvolvimento de sua gestação permitir, que ela possa escolher a via de parto, que se for natural pode ser ainda na posição que a mulher bem entender (de cócoras, na cadeira de parto, de quatro, como ela se sentir mais confortável).

A doula também acompanha o trabalho de parto, e neste momento pode ajudar no processo da dilatação e alívio das dores, com exercícios, massagem, e outras técnicas, oferecendo conforto, tranquilidade, encorajamento e suporte emocional e físico. Depois do parto, prestará informações e o apoio necessário no que diz respeito ao aleitamento e a adaptação entre mãe e bebê.

Sabemos que a amamentação (que não deve ser uma obrigação e sim um desejo) é uma experiência que apenas nós mulheres podemos ter e quando mãe e bebê estão em sintonia, isso flui naturalmente. Mas pode, e é completamente normal que aconteçam situações que dificultem esse processo. E a doula pode ajudar! Prestando uma consultoria sobre amamentação, orientando e acalmando a mulher para que este momento único se desenvolva da melhor forma possível para ela e o bebê.

Quero que fique claro que este serviço não substitui o trabalho dos demais profissionais, mas é alguém a mais que busca (re)naturalizar o nascimento. Um evento que pode ser familiar e maravilhoso.

Se você mulher ou homem gostou deste trabalho e quer saber mais, entre em contato, terei o prazer de mostrar mais sobre a paixão que move o trabalho da doula!

Até a próxima!

SOBRE A PSICÓLOGA E DOULA
Alessandra Elisa Gromowski é formada pela Universidade Estadual de Londrina em Psicologia (CRP 08/18730), no ano de 2012. Realizou especialização em Saúde da Mulher pela UEL, no ano de 2015, e no momento realiza especialização em Intervenção Breve em Psicologia pela UNIOESTE. Sua formação de Doula foi através do Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, no ano de 2016. Atualmente atende na Illuminare Desenvolvimento Humano em Medianeira como Psicóloga Clínica Infantil e Adulto e na Sociedade Filantrópica Semear como Psicóloga Social.

Acompanhe as redes sociais da Psicóloga e Doula: Facebook, Instagram.

Siga também as redes sociais da Illuminare Desenvolvimento Humano: Facebook, Instagram.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira