Curso de Pães diferenciados gera economia e possibilita a diversificação de produtos para as agroindústrias de Missal

1.497

Publicada 12 de Junho, 2019 às 08:51

Compartilhar:

Nesta terça-feira, 11 de junho, foi realizado o curso de Pães Diferenciados em Missal. O curso, organizado pela Emater, em parceria com o CAPA e Biolabore, foi na propriedade de Lucia Thiele em Dom Armando e envolveu representantes das agroindústrias de Panificados de Missal. Quem conduziu os trabalhos foi a extensionista da Emater de Cascavel, Karolline Marques da Silva. 

Entre os pães diferenciados estão: Pão de Fubá, Pão de Cenoura, Pão de Batata Doce, Pão de Mandioca e Pão de Biomassa de Banana, além de biscoito de banana, biscoito de fubá e nhoque de biomassa. 

A extensionista Karolline disse o curso foi direcionado as produtoras de panificados e que o objetivo é reduzir custos e produzir algo mais nutritivo. "Substituímos uma parte dos ingredientes tradicionais por coisas que elas têm naturalmente na propriedade", observa. "Isso diminui o custo do produto e agrega valor, pois é um produto mais nutritivo, o que aumenta a renda", comenta Kalolline. 

A extensionista ainda afirma que a turma deste curso em Missal é muito empenhada e dedicada. "São produtoras que já tem suas agroindústrias legalizadas e a gente sabe que elas são muito comprometidas, e querem proporcionar ao público, um produto mais saudável, diferenciado, com mais qualidade", exclama. 

Além disso, Karolline ainda frisou que nenhuma das produtoras participantes do curso utiliza aditivos químicos no que produzem. "Além de serem produtoras que querem trazer uma renda a mais para sua família, elas são comprometidas com a saúde do consumidor", conclui. 

A extensionista da Emater de Missal, Rosani Inês Paulus, acompanhou todo o curso. Ela disse que foram feitos cursos de bolos na propriedade de Noeli Fritzen, além desse curso de pães diferenciados. "Como são muitas agroindústrias de panificados em Missal, e por isso vamos deixar cada curso específico para cada tipo de produção", explica. 

Rosani ainda fala que como são muitas agroindústrias em Missal, são promovidos cursos em diversas áreas durante o ano, como defumados, carnes, leite e derivados, entre outros, sempre contando com parcerias importantes. "Temos a parceria da Emater, CAPA, Biolabore e Administração Municipal, pois sempre contamos com os parceiros para colaborar, e porque todos querem o bem do produtor, ele tem que sair na frente e ter produto de qualidade na prateleira", finaliza.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal