Propriedade de Missal sedia Oficina sobre Implantação do Sistema de Produção de Morangos Orgânicos em bancadas

2.469

Publicada 07 de Junho, 2019 às 15:10

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na última quarta-feira, 05 de junho, foi desenvolvida em Missal uma Oficina sobre a implantação do Sistema de Produção de Morangos Orgânicos em Bancadas. A propriedade de Gervásio e Jacinta Wingert, localizada em Dom Armando, interior de Missal, foi a escolhida para sediar a referida oficina, tendo em vista o modelo de produção que a família adotou. 

Participaram da atividade diversos técnicos da região, produtores interessados na produção orgânica de morangos, desde agricultores que já trabalham na produção orgânica até agricultores que pretendem iniciar na atividade. O encontro foi organizado pelo CAPA (Centro de Apoio a Produção Agroecológica) de Missal e contou com o apoio do CAPA de Verê, Emater, do Professor de Olericultura e Agroecologia da UTFPR Campus Pato Branco, Thiago de Oliveira Vargas e Administração Municipal de Missal. 

A atividade foi conduzida pelos técnicos do CAPA. Na oficina foram repassados os assuntos relacionados ao cultivo do morangueiro, desde a escolha das variedades para plantio até o plantio da muda, além do preparo da compostagem, tipo de composto, montagem dos sacos/slabs, adubação orgânica, irrigação, método de controle de pragas e doenças, e dicas gerais de produção.

 

Unidade Demonstrativa em Missal

 

A família de Gervásio e Jacinta Wingert está atuando há 18 anos com o cultivo de morango na propriedade, inicialmente com o cultivo no solo, e a cerca de 4 anos também com o plantio suspenso em bancadas. 

Na propriedade será instalada uma unidade demonstrativa, na qual poderão ser observados dois sistemas de cultivo: um cultivo com uso de substrato e adubação convencional (química) e outro cultivo totalmente orgânico, com substrato preparado na propriedade e adubação orgânica. Em nenhum desses sistemas será aplicado agrotóxico. 

Para o preparo do substrato/compostagem, foram utilizados materiais disponíveis na propriedade, como esterco de animais, húmus, solo, e também restos de vegetais proveniente de podas, material este fornecido pela prefeitura municipal, quem tem apoiado a atividade, bem como outras atividades desenvolvidas do município. 

A Engenheira Agrônoma do CAPA, Daiana Pauletti, explicou que na unidade demonstrativa na propriedade serão realizados cursos e oficinas contínuas. "O objetivo é que seja repassado ao público interessado da região, todas as fases do cultivo orgânico do morango, do plantio a colheita, demonstrando que é possível produzir alimentos de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Que o cultivo orgânico é economicamente viável, e o custo de produção e menor que no sistema convencional", conclui.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal