Sesi Cultural e CPC Arandurá trazem o Espetáculo

2.290

Publicada 07 de Junho, 2019 às 14:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na próxima terça-feira (11) Medianeira recebe o espetáculo "Amanhece", através de uma parceria entre o Sesi Cultural e o Município, por meio do Departamento de Cultura.

O espetáculo acontece no CPC Arandurá, às 20 horas, com entrada gratuita. A classificação indicativa é livre, e tem duração de 60 minutos.

Ingresso Social: Não é obrigatório, mas pedimos uma contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível. Trocar a partir de uma hora de antecedência ao espetáculo, no local, na bilheteria.

"Amanhece"

Na ilha dos Valadares- PR, assim como em outras áreas do território caiçara que se estende do litoral sul-fluminense ao litoral norte do Paraná, a função do Fandango vem extrapolando seu papel poético e festivo, assumindo-se também como ferramenta para que as comunidades afirmem sua identidade frente às pressões externas e ao apagamento histórico.

A parceria de Aorelio Domingues com Cleiton Prado, outro mestre do fandango, fica evidente na mescla sonora das influências do fandango paulista (como os ponteios de machete e os andamentos mais acelerados das marcas) e o caráter de protesto intrínseco a boa parte das composições que resultaram desta parceria.

Outro aspecto é a materialização nas linhas de baixo elétrico nas modas bailadas e acústico nas marcas batida, um instrumento inusitado que acompanha a formação entendida por "tradicional", evidenciando outros contornos e texturas sonoras, tanto das modas tradicionais quanto nas composições inéditas que compõem o disco.

Em todos os casos se vislumbram reflexos do engajamento político e dos anseios de inovação e recepção de novos públicos, sobretudo das gerações mais jovens, presentes no ativismo de Aorelio Domingues em prol da difusão do Fandango Caiçara.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira