Plano Operacional da Acamis é apresentando em Congresso Sulamericano de Resíduos Sólidos

2.023

Publicada 03 de Junho, 2019 às 11:13

Compartilhar:

A técnica de referência da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) de Missal, Andressa Elisa Paulus, participou de mesa redonda no 2º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Na ocasião ela apresentou para pessoas de diversas partes do País que estavam no evento, o Plano Operacional da Acamis (Associação dos Catadores de Recicláveis de Missal).

O evento ocorreu de 28 a 30 de maio em Foz do Iguaçu na Itaipu Binacional e é organizado pelo IBEAS (Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento). A apresentação da missalense foi no dia 29 de maio. O Plano foi desenvolvido por intermédio da Acamis, PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), Itapu Binacional e Administração Municipal de Missal.

Participam do Congresso em Foz do Iguaçu, aproximadamente 500 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, técnicos de referência e gestores municipais, de 23 Estados brasileiros, além de Distrito Federal, Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia.

A mesa redonda Experiência de Gestão de Resíduos Sólidos na Região Oeste do Paraná foi mediada pela gerente do Departamento de Proteção Ambiental (MAP.CD), Silvana Vitorassi, e contou com a presença do superintendente de Gestão Ambiental, Ariel Scheffer da Silva, e da educadora Carmen de Lima, consultora do Programa de Educação Ambiental da empresa.

Também participaram o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard; a secretária municipal de Meio Ambiente de Tibagi, Leri Aparecida Ribeiro; e a técnica da Unidade de Valorização de Recicláveis de Missal, Andressa Elisa Paulus.

Resultados

O trabalho desenvolvido junto ao Barracão de Catadores a partir do Plano Operacional apresentado gerou resultados muito positivos. Entre os resultados, o aumento de renda dos associados, o aumento de materiais recicláveis que antes iam para o Aterro Sanitário, aumento da vida útil do referido aterro e em consequência benefícios ao próprio meio ambiente.

O trabalho de 08 meses praticamente dobrou o volume de materiais recicláveis que chega ao barracão. No início do plano eram 16 toneladas por mês e agora, passados os 08 meses, já são 30 toneladas no mês. Porém, nesse processo ainda chegam até o barracão de recicláveis cerca de 04 toneladas por mês de rejeitos, materiais que não são recicláveis, que deveriam ir ao aterro.

Portanto, pede-se a conscientização da população que faça a separação adequada dos materiais, pois como há muitos rejeitos que chegam até o barracão, há ainda muito materiais reciclável que vai ao aterro. A destinação correta é benéfica ao meio ambiente e contribui com a qualidade de vida dos catadores que dependem dos materiais recicláveis para a renda familiar.

Plano Operacional da Acamis

O Plano Operacional é um guia que reúne informações, apresenta os aspectos mais relevantes da operação e traz uma análise de viabilidade da Unidade de Valorização de Recicláveis. Retrata, também, os caminhos a serem percorridos para alcance de metas a partir de uma série de estudos, diminuindo riscos e possibilitando resultados positivos aos processos.

É fruto de um processo participativo realizado com representantes da Prefeitura de Missal/PR, Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil e da ACAMIS - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal, através da contratação da técnica de referência. Este é um documento dinâmico que deve ser revisto sempre que necessário pela Associação e pelo Poder Público Municipal. 

Como qualquer diagnóstico e respectivo planejamento, o Plano Operacional trata de um assunto dinâmico que se altera conforme eventos e acontecimentos nas realidades municipais. Por isso, o documento retrata e prognostica conforme o atual cenário e deve ser revisado em prazo cabíveis assim que verificados condições ou necessidade de tal.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal