História da Educação de Medianeira é tema de pesquisa apresentada na Semana Nacional de Museus

O pesquisador pede que se você foi ex-aluno, ex-funcionário ou parente de algum dos que fizeram parte dessas escolas nos anos de 1950 à 1970, entre em contato para depoimentos e relatos

4.487

Publicada 20 de Maio, 2019 às 14:15

Compartilhar:

Na última quarta-feira (15), a história da educação de Medianeira ganhou destaque na mesa redonda de debates da Semana Nacional de Museus que ocorreu na Unioeste Campus Cascavel. A pesquisa faz parte da Dissertação de Mestrado em andamento do Historiador e Professor Sander Fernando de Paula e traz a história da constituição dos primeiros Grupos Escolares em Medianeira, durante a colonização e criação do município pelos pioneiros.

Para o pesquisador, contribuir com a história da educação da cidade é uma satisfação e uma forma de preservar a memória dos pioneiros. " Sempre tive interesse e paixão pela história de Medianeira e poder fazer parte dessa história como pesquisador é uma honra. O despertar da pesquisa surgiu quando em contato com o livro "Resgate da Memória de Medianeira", obra de grande importância histórica para o município, me despertou o interesse em aprofundar as pesquisas com relação a educação. Em conversa com a professora Hilegarde Maria Rohde, coordenadora juntamente com a professora Elza Biesdorf do livro, pude iniciar as primeiras pesquisas. Também, tive o prazer de conversar com familiares da professora Elza Biesdorf, a primeira a lecionar em Medianeira. Nessa conversa, reuni documentos e fotografias relevantes para o estudo. Assim, ao ingressar no Mestrado em Educação da Unioeste Cascavel, adentramos nessa área da história repleta de memórias e descobertas"

A dissertação está em andamento, e agora entra em fase de pesquisa de campo, com a busca de ex-alunos e personagens que fizeram parte da criação desses grupos escolares. " Até o final do primeiro semestre de 2020 a pesquisa estará concluída, para isso, estamos agora na fase de busca de relatos de pioneiros e pessoas que estiveram em contato com a história da educação de Medianeira. Já conversamos com alguns ex-alunos, ex-professores, mas ainda temos muito a descobrir" acrescenta o pesquisador.

A pesquisa estará disponível para apreciação da comunidade medianeirense e regional em 2020, quando da defesa da dissertação e entrega do material à prefeitura da cidade.

Para concluir, o pesquisador pede que se você foi ex-aluno, ex-funcionário ou parente de algum dos que fizeram parte dessas escolas nos anos de 1950 à 1970, entre em contato pelo telefone 045 99926-7084 para depoimentos e relatos. "A pesquisa é uma contribuição de toda a sociedade de Medianeira, por isso, é importante encontrarmos todos os personagens que fizeram parte dessa história".

Redação Guia Medianeira.

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira