UDC Medianeira realiza projeto '1º Ciclo Consciente- No Trânsito, o sentido é a vida'

O projeto está sendo realizado pelo curso de Administração e envolve diversas ações durante todo o mês

3.283

Publicada 15 de Maio, 2019 às 17:07

Compartilhar:

A responsabilidade social é um dos pilares fortes da UDC Medianeira, e de encontro a sua preocupação em tornar-se efetiva dentro da sociedade a qual está inserida, promove e realiza diversas ações interligadas com a população num geral.

E fomos conhecer um pouco mais do projeto que está sendo realizado neste mês de maio, pelo curso de administração, com enfoque na campanha do Maio Amarelo, que é mundialmente realizada e reconhecida na prevenção de acidentes de trânsito.

O projeto "1º Ciclo Consciente- No Trânsito, o sentido é a vida", nasceu dentro da UDC Medianeira foi idealizado pela coordenadora do curso de Administração, Professora Doutoranda, Margarete F. Marcon, e a Professora Mestranda Gena Ramos Neves, que buscaram outras parcerias para que o projeto tivesse um alcance ainda maior.

"Chegamos a conclusão que algo precisava ser feito incluindo os nossos acadêmicos, e desta forma optamos por ter os jovens como nosso público alvo, para que esta consciência de prevenção pudesse aumentar. Em conversa com a professora Gena, que também é colaboradora do Detran, passamos a estruturar este projeto e buscamos o apoio da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. Temos uma turma especifica diretamente ligada ao projeto, que são os acadêmicos do 3º período do curso de administração, que estão integrados nas ações do ciclo consciente", explicou a Professora Margarete.

 "Trouxemos tudo isso para a nossa a realidade, para que eles percebam que isso não acontece só fora daqui, acontece muito próximo de nós. Inclusive temos interligado ao projeto a ajuda a um egresso da faculdade, que está buscando arrecadar fundos para um tratamento de saúde, após sofrer um grave acidente. Este é o momento de podermos alertar esses jovens, que esta conduta deles, usando muito adrenalina, confiabilidade, álcool e outras substâncias, alta velocidade, tem levado a vida de muitos jovens. Queremos evitar tudo isso com estas ações", frisou a Professora Gena.

As ações do projeto são as seguintes:

- Palestra nas Escolas Estaduais

- Blitz Educativas

- Painel sobre o número de acidente na região, exposto na UDC Medianeira

- Mesa redonda com profissionais dos segmentos de trânsito e apoiadores, e depoimento de jovens que já sofreram acidentes.

Outro ponto importante na escolha do público jovem são os dados estatísticos que vem demonstrando uma crescente no índice de jovens entre 18 e 29 anos, envolvidos em acidentes de trânsito na nossa região.

A Professora Margarete destaca a importância de realizar essas ações: "Isso é uma forma de conscientizar esses jovens, porque estamos vivendo uma realidade, onde muitas vezes eles se sentem um super-herói, e ele acha que nada irá acontecer. Como educadora, precisamos tentar conscientizar esse público de que esse pensamento não é viável, isso pode acontecer sim, e todos estão sujeitos a se tornarem uma estatística triste de tantos jovens que perdem suas vidas nos acidentes".

Para concluir, a Professora Gena destacou o movimento internacional realizado no Maio Amarelo: "Esta campanha vem de encontro ao nosso projeto, e unir essas causas e trazer para dentro da nossa faculdade traz um panorama muito interessante. Quando leciono na aulas do curso de reciclagem do Detran, percebo que os motoristas tem uma visão muito distorcidos dos erros cometidos no trânsito, ao final do curso, eles se conscientizam e conseguem entender a gravidade dessas imprudências, é essa transformar que queremos provocar com o nosso projeto, fazer com que esses jovens analisem as suas atitudes e dentro dessa coletividade que vivemos hoje, possamos ter mais respeito e mais valorização a vida".

A Coordenadora Geral da UDC Medianeira, Gisele Orli Adam Tezza, enfatizou a preocupação social que a instituição tem em promover ações como esta: "Fazemos questão de trabalhar a responsabilidade social em todos os cursos e fazermos alguns trabalhos institucionais, esse projeto terá alcance em toda a instituição e também na comunidade. Acredito que vale muito a pena conscientizar nossos jovens em relação aos acidentes, porque eles também são uma preocupação nossa enquanto instituição".

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira