Maio Amarelo: Confira programação da campanha em Medianeira

Em Medianeira, no ano de 2018, segundo dados do Corpo de Bombeiros, o trânsito deixou mais de 460 pessoas feridas. O número de óbitos registrados chegou a três.

2.736

Publicada 13 de Maio, 2019 às 11:14

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A campanha Maio Amarelo está presente em 30 países e é um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês é de extrema importância e é trabalho em conjunto com vários órgãos responsáveis pelo trânsito, na união de esforços para que os índices de mortalidade no trânsito possam diminuir.

Em Medianeira, a campanha acontece há alguns anos e conta com o apoio de várias instituições, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-PR, Medtran e outros, onde diversas ações são realizadas.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), tem como tema deste ano "Quando você não olha para as Leis de Trânsito, você dirige às cegas". Maio foi escolhido porque, no mesmo mês, em 2011, a ONU decretou a década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. 

ESTATÍSTICAS -  No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, está em relação aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, esse número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% - de 98 para 144.

Segundo dados do Ministério da Saúde no ano de 2016 foram registradas 37.345 mortes no trânsito no país, última contagem fechada pelo órgão. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas do trânsito. "Ninguém sai de casa e pega o trânsito pensando em matar ou morrer. Tudo é a imprudência. Precisamos ter sensibilidade para melhorar", completa Kogut.

Em Medianeira, no ano de 2018, segundo dados do Corpo de Bombeiros, o trânsito deixou mais de 460 pessoas feridas. O número de óbitos registrados chegou a três.

O número aumentou significativamente se comparado com o ano de 2017, onde 297 pessoa se feriram.

CAMPANHA DETRAN - Nesta edição, a ideia é alertar a sociedade para nunca fechar os olhos para as leis de trânsito, pois são elas que ajudam a controlar os acidentes e diminuir o alto número de vítimas. Atitudes erradas são mostradas como forma de alerta, muitas vezes vistas como 'normais' pela população, mas de grande perigo.

ATIVIDADES - Durante todo o mês de maio serão realizadas diversas atividades educativas de trânsito, dando início hoje a palestra na Escolas Estaduais.

Outra ação que está sendo desenvolvida é o Projeto No Trânsito, o sentido é a vida, na Faculdade UDC, com exposição de fotos dos acidentes registrados em Medianeira, e uma mesa redonda que acontecerá no próximo dia 21 de maio.

Redação Guia Medianeira com informações DETRAN-PR

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira