Associação dos Deficientes Físicos de Missal monta Árvore de Páscoa na Praça Central

3.033

Publicada 12 de Abril, 2019 às 15:16

Compartilhar:

Você já ouviu falar em Árvore de Páscoa? Sim ela existe! Muitos já conhecem esse símbolo usado tradicionalmente nessa época do ano, mas para muitos isso é uma novidade. Trata-se de uma simbologia da cultura germânica, passada de geração a geração e que é chamada de Osterbaum.

A ADEFM (Associação dos Deficientes Físicos de Missal), por mais um ano, montou a árvore na praça central do município. E contou com ajuda da população. A árvore foi doada, bem como as duas mil e quinhentas cascas de ovos de galinha. A campanha de doação das casquinhas, foi desenvolvida nas escolas e CMEIS de Missal.

Luiza Eduarda, estudante da Escola Municipal Renascer, arrecadou 545 casquinhas e foi a aluna que mais arrecadou. Desta forma, recebeu de presente da Associação, um ovo de chocolate, entregue pelos integrantes da ADEFM. O Presidente, Guido Kieling, agradeceu. "Queremos agradecer a diretora e professores, e a todas as pessoas que ajudaram, desde a doação da árvore, e também aos que trouxeram ela até a praça", lembra.

"Um agradecimento especial a todos os alunos da associação que se empenharam na montagem da árvore e todos que fizeram as doações, tudo isso facilita ainda mais o nosso trabalho e também conseguimos deixar viva uma tradição", acrescenta Guido. Quem quiser conferir como ficou a árvore, basta chegar na praça, registrar, e, claro, ajudar a zelar essa obra de arte.

Osterbaum - Árvore de Páscoa

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum - a Árvore da Páscoa. As Tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum. Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para a sua promoção turística. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, que anualmente monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade para fotografá-la.

Segundo o Cristianismo, cada símbolo da árvore tem um significado específico. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. As informações sobre o significado da árvore são de Jonei Bauer, em coluna escrita pelo autor explicando toda a simbologia.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal