São Miguel do Iguaçu: Em vídeo, presos reclamam de superlotação e más condições na cadeia

7.892

Publicada 1º de Abril, 2019 às 12:09

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Detentos que estão alojados no setor de carceragem da Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu gravaram um vídeo reclamando da superlotação dentro da cadeia, pedindo que as autoridades tomem uma providência.

O vídeo gravado com um celular, aparelho que é  proibido dentro das celas, foi enviado à redação do Guia Medianeira na noite do último domingo (31), por alguém que se identificou como um dos detentos da cadeia.

As imagens feitas na cadeia mostram vários presos em pé e alguns sentados dentro de uma das celas, todos amontoados. Um porta voz dos presos fala da superlotação, e pede providências ao juiz, Ministério Público e Departamento Penitenciário.

Além do vídeo, a redação do Guia Medianeira recebeu também algumas fotos, as quais mostram um dos detentos deitado em um colchão, aparentemente após passar mal, sendo socorrido pelos demais.

Nas mensagens enviadas através do aplicativo whatsapp, o interlocutor diz que o telefone usado seria quebrado após o envio, e que eles fizeram isso para mostrar a situação desumana e precária dentro do setor de carceragem.

Em entrevista o Delegado Walcely de Almeida, titular da Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, relatou que compartilha a reinvindicação dos detentos em relação ao assunto superlotação, principalmente após a rebelião que os próprios detentos fizeram, na qual parte da estrutura da cadeia foi danificada, fazendo com que todos os presos fossem alojados em uma pequena parte do setor de carceragem, até o término das reformas da parte que foi destruída.

De acordo com o Delegado, a reforma já foi finalizada e a parte que estava interditada voltará a ser usada para alojar os detentos. "Realmente o problema daqui é que não tem condições mesmo de ter tanta gente. Um local urbano, dentro da cidade, que não deveria ter presos, muito menos essa quantidade de presos", disse.

A cadeia pública de São Miguel do Iguaçu, segundo dados do DEPEN, tem lotação máxima para 16 presos, porém atualmente estão alojados em torno de 60.

Em relação ao vídeo dos detentos, o Delegado comentou que tomou conhecimento do fato na manhã desta segunda-feira através da equipe de reportagem do Guia Medianeira, e disse que a situação já está sendo monitorada para averiguar se o vídeo realmente foi gravado dentro da cadeia local, e que as devidas providências já foram solicitadas junto ao DEPEN - Departamento Penitenciário do Paraná.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu