Protetora alerta para crescimento de casos de abandono em Matelândia

6.920

Publicada 1º de Abril, 2019 às 08:36

Compartilhar:

A ativista e protetora de animais em Matelândia, Veridiana Fiorentin está muito preocupada com o crescente número de animais em situação de abandono na cidade.

Segundo ela, todos os dias ela recebe várias ligações informando de animais para serem resgatados, em situação de abandono, maus tratos, doentes, com ferimentos e com filhotes. "Temos uma rede de amigos e colaboradores com a causa, que na medida do possível têm ajudado, mas ainda há muito por fazer", conta ela.

Atualmente Veridiana e seu grupo ajudam a manter um pequeno sítio localizado no interior do município, que abriga mais de 40 animais. A proprietária, uma senhora muito generosa e que também ama verdadeiramente os animais, cedeu o local onde eles são acolhidos. "Quando resgatamos algum animal, ele recebe um primeiro atendimento e é colocado para adoção responsável. Quando não há interesse, acabamos levando-o para o sítio.', relata.

Mas esse abrigo, por vezes passa por dificuldades. Ainda conforme Veridiana muitas são as campanhas feitas para arrecadar alimentos e medicação para atender aos animais que vivem lá. Há cerca de um mês, duas cadelas foram resgatadas com seus filhotes, num total de 17. "Nesta semana, outra ligação dava conta de uma nova mãezinha com mais 3 pequenos. Ela está com infecção e uma das patas ainda não sabemos se está quebrada ou luxada. Mais uma vez recorremos aos amigos e simpatizantes da causa, pois precisamos de ração adulto e filhote, vacina, medicação para todos e vamos tentar fazer a castração da mesma. Estou sempre pedindo ajuda, porque sozinha eu não posso." desabafou.
Para complementar e ajudar a gerir os gastos, que são muitos, se faz bazares e rifas. Do valor arrecadado, há sempre o cuidado em destinar uma parte para realizar as castrações, que são ações fundamentais para frear as procriações.

Ela lamenta a falta de interesse do poder público com o problema."Não existem ações, projetos, nem sensibilidade com toda essa situação. Essa é uma questão que vai além da saúde pública e merece ser olhada com os olhos da responsabilidade e respeito com os animais.", finalizou.

Veridiana colocou a disposição uma contabancária para quem puder colaborar:
Sicredi - Ag:0710 - C/c: 01889-9 - Veridiana Fiorentin

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia