Lions Medianeira se reúne com artistas para planejar projeto de painéis com grafite

O primeiro painel a ser feito será na trincheira que dá acesso ao Bairro Frimesa, onde os dois lados do local receberão obras de grafite contando a história da colonização do nosso município.

3.145

Publicada 18 de Março, 2019 às 10:19

Compartilhar:

O momento em que uma ideia sai do papel é especial, e na última sexta-feira, o Lions Clube Medianeira se reuniu com o Coletivo Pinewallss para que isso acontecesse com um projeto que fazia parte da comemoração dos centenários dos Lions Clubes do mundo todo.
A comemoração dos 100 anos instigou aos clubes de todo o mundo, que eles deixassem uma marca registrada nas cidades as quais fazem parte, e o Lions Clube Medianeira, através de um de seus integrantes, Cleber Gonçalves, se propôs a realizar uma intervenção urbana nas trincheiras de nosso município, com arte de Grafite.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Por conta das regras a serem seguidas, somente agora em 2019, foi possível conseguir as liberações e direcionamentos necessários para que o projeto saísse do papel e tornasse realidade, e no encontro o clube e os responsáveis pela execução da obra, acertaram os últimos detalhes.

O primeiro painel a ser feito será na trincheira que dá acesso ao Bairro Frimesa, onde os dois lados do local receberão obras de grafite contando a história da colonização do nosso município.

A ideia é que todos os locais com viadutos de acesso tenham obras de artes realizadas, para isso novas parcerias estão sendo estabelecidas.

Para Eduardo e Gilberto, idealizadores do Coletivo Pinewallss , explicaram um pouco de como funcionará a criação dos painéis: "Nós realizamos um estudo estético para compreender a história de Medianeira, e também através de muitas conversar com o Cleber Gonçalves, que foi o nosso principal mentor. Após essa formação, passamos a vivenciar um pouco da cultura de Medianeira, e pontuamos algumas coisas como o ensino, a indústria, a colonização e o cotidiano. A ideia principal do nosso projeto é ser uma ponte artística do local, trabalhamos para construir algo junto com Lions, uma maneira de presentear as pessoas daqui".

Os dois ainda pontuam a responsabilidade de traduzir os temas repassados: " Nosso trabalho já carrega essa carga de energia, somos profissionais da arte e estamos trazendo tudo isso para traduzir temas que foram repassados. Trazemos além de algo estético, estamos trazendo uma mudança no ambiente do cotidiano do município e das pessoas que fazem parte dele".

O inicio da execução das obras ainda não foi definido, mas em breve o primeiro painel já terá a sua produção iniciada.

Para acompanhar um pouco mais do trabalho realizado pelo Lions Clube Medianeira siga a página do clube no Facebook: Clique aqui.

E para conhecer um pouco mais do Coletivo Pinewallss, siga os artistas nas redes sociais: Giw0cm, Du2cm.

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira