No dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor e, neste ano, os Procons e a Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon, estão engajados na divulgação da plataforma consumidor.gov.br.
Procons estaduais e municipais de todo o país incentivam a população a baixar o App e registrar suas reclamações, o que é muito simples e fácil, logo, acessível a todos.
O que é a plataforma consumidor.gov.br?
O consumidor.gov.br propõe a prestação de um serviço público, gratuito e que visa a resolução alternativa de conflitos de consumo, pela internet, a partir da ação integrada entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça e empresas participantes.
O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária e só é permitida aquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Importante pontuar que os índices de solução na plataforma ultrapassam 80%.
As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetividade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento.
De acordo com Silvio José Lupschinski, coordenador do Procon de Medianeira, a palavra final é sempre do consumidor. "Após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final", completa.
Fonte: Assessoria
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