Castração: Conheça os benefícios e como é feito o procedimento

Confira no vídeo a entrevista completa com o Médico Veterinário, Eduardo Damião.

3.587

Publicada 07 de Fevereiro, 2019 às 09:24

Compartilhar:

Existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. A Castração ou esterilização é uma cirurgia que impede a procriação e o cio dos animais. Para entender um pouco mais sobre como é feito o procedimento e os seus principais benefícios, entrevistamos o Médico Veterinário, Doutor Eduardo Damião.

Esta cirurgia deve ser realiza apenas por um médico veterinário, ela é feito com anestesia geral, e pode ser realizada nos animais ainda quando filhotes.

Há diversas vantagens para os animais e também para seus amigos humanos, como por exemplo a diminuição no risco de câncer, no caso das fêmeas, veja outros benefícios: :

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de "namoradas".

Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas - especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. 

Confira no vídeo a entrevista completa com o Médico Veterinário, Eduardo Damião.

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira