Vigilância em Saúde de Medianeira orienta sobre casos de surgimento de escorpiões

2.956

Publicada 30 de Janeiro, 2019 às 11:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Estamos no verão, a estação mais quente do ano, propícia para a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas;

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Medianeira, Cleide Mari da Silva, há sempre uma preocupação com o risco de aumento de acidentes com animais peçonhentos no verão. "Em Medianeira algumas localidades estão tendo casos de surgimento de escorpiões, por isso o setor de Vigilância Ambiental já recolheu amostra dos animais encontrados e enviou para análise, para confirmar se a espécie é venenosa", explica.

A coordenadora também pontuou que estão sendo feitas notificação aos proprietários dos lotes que contém entulhos e matos, para que façam a limpeza ou posterior multa e limpeza pelo órgão público, conforme as Leis Municipais Nº 128/2008, 295/2013 e 384/2014.

Os escorpiões são predadores, e alimentam-se principalmente de insetos e outros invertebrados (baratas, grilos, cupins). Têm como inimigos naturais algumas aves, répteis (como lagartos e lagartixas), anfíbios e algumas espécies de aranhas.

"É importante esclarecer que animais como escorpião e baratas (principal fonte de alimento dos escorpiões), são atraídos por locais com restos de alimentos expostos, depósito de resíduos de construção, como tijolos, inservíveis e lixo em geral, por isso é importante que as pessoas não depositem irregularmente esses resíduos em terrenos baldios e canteiros centrais", alerta a coordenadora Cleide Mari.

Medidas Preventivas:

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões devem-se adotar as seguintes medidas:

- Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

- Não acumular entulho ou materiais de construção;

- Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

- Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Em caso de acidente, procurar imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira