Casa de passagem atende a população em situação de rua

9.808

Publicada 25 de Janeiro, 2019 às 10:13

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Casa de Passagem para população em situação de rua é um Serviço de Acolhimento Institucional para adultos e famílias ou pessoas de ambos os sexos, que tem por finalidade oferecer acolhimento provisório a pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração ou pessoas em trânsito.

Medianeira é situada às margens da BR 277, devido a isso possui registros históricos de pessoas em trânsito diariamente, o que demanda do poder público uma intervenção permanente.

A Casa de Passagem atendeu 219 pessoas, destas vários procedimentos foram realizados como: encaminhamento para o trabalho, internação clínica e reinserção familiar, sempre com o objetivo de resgatar as pessoas em situação de rua, ofertando uma nova perspectiva de vida.

Para a secretária de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio, é um desafio constante esse trabalho. "Os vínculos que as pessoas nesta situação constroem na rua são fortes, o que demanda a intervenção intersetorial que envolvem políticas como a assistência social, saúde e segurança pública devido a sua complexidade", salienta.

Casa de Passagem é mantida pela Prefeitura de Medianeira, através da Secretaria de Assistência Social, que faz o repasse de verba a entidade prestadora de serviço (Bom Samaritano), acompanha o desenvolvimento das atividades da mesma e disponibiliza a equipe de referência do Creas para atendimentos.

Simultaneamente ao serviço de acolhimento a equipe realiza a Abordagem Social, que consiste na aproximação das pessoas que estão em situação de rua com o objetivo de identificar se é morador ou não de Medianeira, quando se trata de pessoa em trânsito é oferecido o pernoite e o município proporciona o retorno à sua cidade de origem. Quando é identificado como morador da cidade é oferecido o pernoite e orientação com uma equipe técnica composta de assistente social e psicóloga, no entanto a abordagem identifica e encaminha para a intervenção na família por parte da Assistência Social, caso seja usuário também é feita uma intervenção por parte da Saúde, pois muitas vezes as pessoas que se encontram nesta situação fazem uso de alguma substância psicoativa.

 

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira