Sanepar aumenta produção de água em 20% para atender Medianeira

A capacidade de produção na Estação de Tratamento chegou ao limite. Sanepar pede à população que reduza o consumo

2.908

Publicada 19 de Dezembro, 2018 às 13:13

Compartilhar:

As altas temperaturas fizeram com que a Sanepar tivesse que aumentar a produção de água em Medianeira em 20% nos últimos dias para atender a demanda de consumo. A Estação de Tratamento de Água já opera em sua capacidade máxima de produção - mais de 12 milhões de litros de água diariamente.

Por isso, a orientação é para que os consumidores evitem o desperdício, utilizando a água de forma racional. "Isso significa usar prioritariamente para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios", reforça o gerente regional Nilton Perez.

A Sanepar está com obras para ampliar o sistema de abastecimento de água na cidade. Dois novos poços serão interligados ao sistema. Com isso, a capacidade de produção será aumentada em mais 20%. A conclusão destas obras está prevista para o primeiro trimestre de 2019.

Uso racional - Se não houver economia de água, a Sanepar terá que adotar o rodízio no abastecimento. Se todos utilizarem a água de forma racional, ela será suficiente para toda a população.

Dicas de como usar adequadamente a água tratada:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para "varrer" a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Cuidado com as piscinas - No caso das piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.

Em relação às piscinas plásticas, há duas dicas essenciais para quem quiser contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não descartar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo com a reposição. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água. 

Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira