Projeto Psicoterapia de Grupo ajuda pessoas com sintomas de depressão e ansiedade

3.181

Publicada 14 de Dezembro, 2018 às 11:15

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um projeto desenvolvido no município de Missal está trazendo bons resultados para adultos que sofrem com a depressão e a ansiedade. Trata-se da psicoterapia de grupo, que conta com atividades toda terça-feira, das 8h as 9h da manhã, na sala interna do Centro de Convivência dos Idosos de Missal. 

As atividades tiveram início no dia 16 de outubro e seguiram até o último dia 11 de dezembro, com um total de 09 encontros, conduzidos pela Psicóloga Neusa Della Libera (CRP: 07.362-5). É importante frisar que são atendidos adultos com sintomas de depressão e ansiedade e os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde, onde serão acolhidos e avaliados pela psicóloga e depois inseridos na Psicoterapia. 

As práticas grupais constituem importante recurso no cuidado aos usuários da Atenção Básica. A principal função situa-se na questão da educação em saúde, sendo o empoderamento, o desenvolvimento da autonomia, a participação e a corresponsabilização dos pacientes aos seus objetivos e alívio de sintomas e melhora na situação de sofrimento. 

Os objetivos são autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, através do compartilhamento de experiências, no aumento do conhecimento sobre a situação-problema e do autocuidado, no compromisso do sujeito com suas ações, na construção de objetivo comum entre o grupo e na criação de estratégias de aumento da motivação para o enfrentamento da situação-problema.

 

Encontros

 

No 1º encontro, foi um momento de apresentação pessoal e dos objetivos do Projeto. No 2º encontro o autoconhecimento. "Precisamos nos conhecer para lidar melhor com nossas emoções", explica Neusa. O 3º encontro tratou sobre emoções, medo, raiva, alegria. O 4º encontro, trouxe explicações sobre doenças e transtornos emocionais. Dando sequencia as atividades, o 5º encontro tratou sobre identidade positiva, auto estima e valorização pessoal. 

Os temas Qualidade de Vida e Bem-estar, foram abordados no 6º Encontro. Já no 7º encontro das atividades, diversos temas foram abordados, como encontros assertivos e formação de vínculos. Comportamento agressivo, passivo e assertivo. O último tema abordado foi no 8º encontro, sobre Diferenças individuais e empatia. O encerramento foi com uma avaliação sobre os resultados obtidos com a psicoterapia em grupo.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal