Casinha do Projeto de Educação Financeira da Escola Novo Milênio foi inaugurada

2.395

Publicada 07 de Dezembro, 2018 às 16:35

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um sonho transformado em realidade, é o que se pode descrever sobre a inauguração da casinha na Escola Municipal Novo Milênio, integrante ao programa de Educação Financeira, parceria entre Instituição de ensino, Itaipu Binacional e apoio da Administração Municipal de Missal e de muitos outros parceiros, que auxiliaram com doações, com trabalho e no que foi possível.

O município de Missal aderiu ao projeto no ano de 2016, onde a Escola Novo Milênio aceitou fazer a experiência. Segundo relatos dos membros da Escola, o programa de Educação Financeira tem rendido bons frutos e aprendizagem aos alunos. O gerente do Programa junto a Itaipu Binacional, Ronaldo Olmo e o técnico, Alexandre Scherer estiveram na inauguração.

Dois alunos, Grabriel Szelbracikowski e Fernanda Prado, tiveram seus projetos escolhidos e foram convidados para o descerramento da fita, simbolizando todos os alunos. Manuella da Silva representou as turmas do 1º ano e as turmas da Educação Infantil na inauguração.

Construção da Casinha

O programa foi iniciado em Missal no ano de 2016 e foi dado continuidade. A vice-diretora da escola, Cristiani da Silva, disse que este ano de 2018 ficou definido que o sonho seria coletivo. "Para isso decidimos fazer um slogan sobre o Projeto, várias opções foram apresentadas e por votação com todos os alunos, professores e funcionários da escola ficou escolhido 'Juntos realizamos sonhos'", explicou.

Os alunos foram arrecadando recursos através dos cofrinhos e conforme a disponibilidade. "Apresentamos o projeto para os alunos, explicando que juntos deveríamos pensar em algo em prol para nossa escola. Surgiu de uma aluna a sugestão da construção de uma casinha para que todos pudessem brincar, colocada a sugestão em discussão, todos concordaram com a ideia", acrescenta Cristiani.

Após isso, segundo relatou a direção, os alunos apresentaram como gostariam que a casinha fosse construída. "Foram escolhidos dois esboços do projeto da casinha e os autores foram, juntamente com a Equipe Pedagógica da escola, entrega-los para a engenharia da Prefeitura de Missal, para adequar às normas técnicas", relembra.

O próximo passou foi a cotação de preços, pois os próprios alunos foram os responsáveis pela compra dos materiais de construção. Com os orçamentos em mãos, os alunos comparavam, para a aquisição dos materiais com o melhor preço em cada uma das empresas visitadas.

Além dos orçamentos mais vantajosos, foram em busca de parcerias, com a própria Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cooperativas de Crédito, comércio local, APMF (Associação de pais, mestres e funcionários), comunidade escolar e munícipes de Missal. "Contamos também com total parceria dos pais que são pedreiros para realizar a construção da casinha do nosso sonho", relata Cristiani.

Vale ressaltar que, paralelo ao sonho da casinha, os professores semanalmente desenvolveram atividades sobre Educação Financeira com os alunos, trabalhando conceitos, explicando a importância de sonhar, economizar para depois realizar os sonhos. Também foram utilizadas histórias, vídeos, atividades teóricas utilizando como suporte a apostila da Equilíbrio Financeira.

Os alunos do 3º ano realizam visita à uma cooperativa de crédito para conhecer como funcionava o caixa eletrônico, cartões, talão de cheque bem como todo o seu funcionamento e serviços oferecidos, diferenciando também uma cooperativa de crédito de banco.

"O ato de educar é um ato de amor, só se educa a quem queremos bem. Como qualquer outra educação, a educação financeira não é diferente. Essa educação é muito mais do que ensinar a criança a lidar com o dinheiro, pois a parte monetária é pequena. A maior parte está ligada no que se aprende através do dinheiro: Resolver problemas, fazer escolhas e planejamento", reflete a vice-diretora.

 Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal