Exposição da Cultura de Violência para Cultura de Paz inicia hoje na UTFPR

Até 2014 a exposição foi exibida em mais de 230 cidades de 31 países e territórios sendo traduzida para 9 idiomas: inglês, espanhol, árabe, japonês, chinês, islandês, alemão, italiano e tailandês.

1.789

Publicada 26 de Novembro, 2018 às 10:20

Compartilhar:

Iniciou hoje pela manhã, na UTFPR- Câmpus Medianeira, a Exposição da Cultura de Violência para Cultura de Paz ? Transformando o Espírito Humano. A exposião estará aberta ao público das 8h as 22hrs, até o dia 28 de novembro.

A exposição Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz foi apresentada pela primeira vez em 8 de setembro de 2007 na cidade de Nova York durante o fórum com representantes da sociedade civil para promover amplamente a abolição de todos os tipos de armas nucleares e o estabelecimento de uma cultura de paz.

Também foi visitada em locais como o Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Casa do Parlamento em Wellington, Nova Zelândia e em países como Canadá, Malásia, República Dominicana, Costa Rica e Argentina.

Até 2014 a exposição foi exibida em mais de 230 cidades de 31 países e territórios sendo traduzida para 9 idiomas: inglês, espanhol, árabe, japonês, chinês, islandês, alemão, italiano e tailandês.

Os principais objetivos dessa exposião é a reflexão sobre as ligações existentas e nem sempre perceptíveis entre as questões das armas nucleares e a segurança humana colocando no centro desta discussão a abolição nuclear para a construção de uma cultura de paz; mobilizar a opinião pública sobre a abolição das armas nucleares e a criação de uma cultura de paz capacitando os espectadores a contribuírem com ações concretas para este fim; divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para aproximar governos, sociedade civil e outros parceiros dos verdadeiros anseios e necessidades das pessoas para promover um desenvolvimento real na vida de cada indivíduo.

A idealização da exposiçaõ foi feita pela Soka Gakkai International (SGI) com base em dois documentos:

· Declaração de apelo à abolição de armas nucleares proferida em 8 de setembro de 1957 por Josei Toda.

· Proposta pelo estabelecimento da "Década de Ações pela Abolição das Armas Nucleares" apresentado às Nações Unidas em agosto de 2006 pelo Dr. Daisaku Ikeda atual presidente da SGI.

O devastado cenário da segunda guerra mundial, agravado pelas atrocidades causadas com o lançamento das bombas atômicas sob a população de Hiroshima e Nagasaki, fez surgir no Japão o ideal do humanismo Soka que hoje está presente em quase 200 países.

A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma organização não governamental (ONG) filiada às Nações Unidas, que visa à promoção de valores como paz e o respeito humano baseados nos princípios da filosofia budista de Nichiren Daishonin. No âmago do movimento da SGI encontra-se a educação pela cidadania global que se concretiza com uma ampla variedade de ações como, por exemplo, a fundação de escolas, universidades, museus e centros de pesquisas. Da mesma forma o Dr. Daisaku Ikeda envia anualmente propostas de paz à ONU com o propósito de contribuir com a construção de uma sociedade mais pacífica.

SOBRE A SGI NO BRASIL 

Valorizar cada vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. Este é o objetivo principal da Associação Brasil SGI (BSGI). Para tanto, busca contribuir com ações conscientes que promovam o potencial humano, proporcionando a plenitude de cada indivíduo e abolindo qualquer tipo de discriminação.

Fundada em 1960, a entidade é a representante da SGI em terras brasileiras. Com base em sua missão vêm promovendo exposições, intercâmbios culturais, projetos educacionais entre outras ações.

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira