Município de Missal sediou Dia de Campo para Produtores de leite da região

1.896

Publicada 21 de Novembro, 2018 às 09:46

Compartilhar:

O município de Missal sediou na tarde de terça-feira, 20 de novembro, o Dia de Campo ? ILPF/Silvipastoril na Bovinocultura de Leite. A Atividade foi na propriedade de Pedro Marin em Linha Jacutinga, que há cerca de 13 anos aderiu ao sistema, e atualmente produz em média 25 mil litros de leite por mês na propriedade, que possui aproximadamente 10 hectares. Sem contar as outras culturas que produz. 

A propriedade de Pedro Marin é a primeira no município a aderir o Sistema Silvipastoril, que nada mais é que o plantio de árvores em meio à pastagem, trazendo inúmeros benefícios, entre eles agregar valor de conforto animal, conservação de solo e principalmente com o meio ambiente, além de trazer uma ótima rentabilidade. 

Estavam sendo esperados cerca de 250 pessoas representantes dos 29 municípios da regional da Emater Cascavel. Estiveram no Dia de Campo em Missal, técnicos da Emater, Produtores de leite de Missal e região, representantes de cooperativas de crédito e outras instituições financeiras, Sindicatos de trabalhadores rurais, Sindicatos patronais, cooperativas da região entre outras entidades. 

A organização do evento contou com várias parcerias, entre elas o Projeto Bioeste Florestas, a Emater local e regional, Embrapa Florestas, CIBiogás, Itaipu Binacional e da Administração Municipal de Missal. O vice-prefeito Eduardo Staudt, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Fetzner e o Secretário de Planejamento, Edemar Filipin, estiveram presentes. 

Os participantes foram divididos em 04 grupos, onde foram tratados temas diversos durante 30 minutos de explanação: 

Na Estação 1, o tema foi Gestão da Atividade leiteira da propriedade rural, apresentado por Roberto Antonio Zardo da Emater. Já na Estação 2, o tema foi Árvores na Pastagem, com Emiliano Santarosa da Embrapa Florestas. Na Estação 3 o tema abordado foi Reforma/Renovação do Silvipastoril com Amauri Ferreira Pinto da Emater. Na Estação 4 o tema foi Manejo da pastagem com Endrigo Antonio de Carvalho da Emater.

 

Sistema Silvipastoril

 

Arborização de pastagens é uma prática de uso da terra pela combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Esta prática resulta na implantação de Sistema Silvipastoril (SSP).

Os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva.

Com a Arborização de Pastagens, a produção pecuária é beneficiada pela melhoria das condições ambientais (proteção contra geadas, ventos frios, granizo, tempestades, altas temperaturas, etc), contribuindo para o bem-estar animal. 

A pastagem adequadamente arborizada, é capaz de contribuir para o sequestro de carbono, para menor emissão de óxido nitroso e para a mitigação da emissão de gás metano pelos ruminantes, gases que são componentes importantes no aquecimento da atmosfera global (efeito estufa). Também contribui para a proteção do solo contra a erosão, a recuperação de pastagens degradadas, a ciclagem de nutrientes e a melhoria na conservação da água. 

Além de diversificar as fontes de renda da propriedade rural, por incorporar a produção de madeira ao empreendimento pecuário e obter renda oriunda do componente arbóreo. Esta prática necessita de planejamento técnico, manejo e adequação às condições de cada local de cultivo.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal