Missal sediou reunião de planejamento do Programa Encontros e Caminhos

1.708

Publicada 14 de Novembro, 2018 às 16:38

Compartilhar:

O planejamento do Programa Encontros e Caminhos para o ano de 2019 foi iniciado com reuniões, onde os 54 municípios que irão participar, foram ordenados em 04 polos. O município de Missal sediou a reunião do Polo 1, na segunda-feira, dia 12 de novembro, onde participaram representantes de Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul e Ramilândia. 

A reunião foi coordenada pela Itaipu Binacional e pelo Conselho de Desenvolvimento dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A reunião foi de coordenação e organização para o terceiro Projeto Encontros e Caminhos 2018/2019. Segundo o assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, todas as ações serão iguais para todos os municípios, com exceção de seis eventos culturais que podem ser modificados. 

Segundo informou a assessoria, o 'Encontros e Caminhos', na última edição, em 2017, envolveu somente os 29 municípios da conhecida Bacia do Paraná 3 (BP3), teve duração de sete meses e foram desenvolvidas mais de 400 ações de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. A partir de 2018, a iniciativa foi estendida aos 54 municípios da área de abrangência da Itaipu, onde vivem mais de 1,5 milhão de pessoas, completou a assessoria.  

O programa consiste de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná e Mundo Novo ? MS. O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo cultura da sustentabilidade, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros. 

A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, informou que nessas primeiras reuniões foi explanado o que cada município ainda pode trabalhar, quais as verbas destinadas, quais ações foram autorizadas e outros detalhes do plano de trabalho, que deve ser confeccionado em um mês. O Convênio inicia em fevereiro de 2019.

 

 Ações desenvolvidas em Missal

 

O município de Missal desenvolveu diversas atividades em parceria com o programa Encontros e Caminhos. No dia 05 de setembro de 2017, o 'Divisores que unem' abriu as atividades do 2º Encontros e Caminhos, com plantio de árvores nativas da espécie Ipê nas divisas dos Municípios simbolizando a união entre eles. A atividade ocorreu simultaneamente na Linha São João, divisa com Itaipulândia e na Linha IBC, divisa de Missal com Santa Helena, Ramilândia e Diamante do Oeste. 

Em parceria com o programa, também foi construída uma horta Mandala numa propriedade em Esquina Gaúcha e uma Cisterna, que visa atender as necessidades da horta. A ação também contou com a participação de alunos. O plantio de 80 mudas de árvores nativas e frutíferas, foi outra ação desenvolvida com a participação de alunos. 

A recuperação de nascentes também foi uma atividade desenvolvidas em parceria, entre elas, a recuperação e proteção da nascente no Médio Rio Branco e comunidade de São Francisco. Palestra de Prevenção às drogas, atividade com alunos no Lago Municipal e Oficina de Graffiti, foram mais algumas das atividades desenvolvidas em Missal

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal