Igreja Batista realiza casamento com tradições haitianas

Confira nas fotos um pouco mais desse momento único. que marcou a vida dos noivos e a comunidade em geral.

9.390

Publicada 05 de Novembro, 2018 às 17:14

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um levantamento foi feito recentemente em Medianeira, para saber quantos haitianos moram em nosso município, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, a internacionalista Andreia Barcellos foi a idealizadora e responsável pelo estudo, que constatou a presença de 84 haitianos morando aqui.

Isso demonstra a presença ativa deles em nossa sociedade, e pensando em oferecer um momento único e especial para eles, a Igreja Batista Boas Novas realizou um casamento típico haitiano no sábado, dia (03).

Segundo o Pastor Gerson Andre Makus, a ideia surgiu quando o casal o procurou para dizer que gostariam de se casar: "Eu me dispus prontamente a realizar o casamento, mas com a condição de que fosse como no país deles, com as suas culturas e tradições. Para o casal isso era algo importante, celebrar o casamento como no Haiti".

O Pastor também conta que a Igreja fez questão de se atentar a isso por entender que quando as pessoas estão em um país estrangeiros tudo é mais difícil: "São pessoas que estão longe da sua terra, e quanto isso acontece sentimos falta, ter esses momentos de celebrações típicas ajuda a amenizar a saudades e as pessoas se sentem importantes, amadas, cuidadas e bem-vindas".

Ele ainda complementa falando sobre a discriminação e preconceito que os estrangeiros sobrem, e diz que é dever da Igreja acolhe-los: "Está na Bíblia que devemos acolher essas pessoas, e a Igreja não se importa apenas porque são haitianos, mas sim porque são pessoas, assim como todos os estrangeiros, que são alvo do amor de Deus. Precisamos externar esse amor na vida deles e sermos exemplos. Jesus não faria diferente em receber, ajudar e apoiar essas pessoas".

Para Gerson, celebrar esse casamento foi algo especial: "Um momento único, de muita experiência, poder viver um pouco a cultura deles, você vê em alguns detalhes a importância de valorizar a tradição de cada lugar".

Para que o casamento fosse perfeito, tudo foi feito e planejado como um casamento tipicamente haitiano. A decoração, os pratos típicos, a cerimônia em si.

Tradição no Haiti, a maioria dos convidados usam a cor vermelha e branco, que são as cores que a noiva havia escolhido para a decoração. Além disso, a entrada conta a história de como os noivos se conheceram, e logo em seguida entram os padrinhos, amigos e familiares dos noivos, em seguida a florista.

Por último, a Rainha anuncia a entrada da noiva, e muita alegria é comemorada por todos, um momento de muita festa.

Todos os pratos da comemoração foram tipicamente haitianos, e todos aprovaram.

Para finalizar, o Pastor falou sobre a importância de fazer a diferença na terra: "Deus ama todas as pessoas, e como filhos de Deus temos que demonstrar esse amor para todos. As portas da Igreja estão sempre abertas para todos, para quem precisa de ajuda, auxilio e também para quem quer comemorar diante dele. A Igreja precisa fazer a diferença na terra, tem que ser sal e luz, demonstrando o brilho de cristo, que surge nessas pequenas atitudes. Olhar com um olhar de amor e carinhos para todos, inclusive para os estrangeiros".

Confira nas fotos um pouco mais desse momento único.

Redação Guia Medianeira

Fotos: Zezo Fellipa

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira