Guia Medianeira participa de Encontro Nacional de Jornalistas promovido pelo Sicredi

Na última semana, o Sicredi promoveu o encontro em Porto Alegre e proporcionou uma imersão na história e desenvolvimento do cooperativismo em todo o país. Confira no vídeo.

2.650

Publicada 15 de Outubro, 2018 às 16:44

Compartilhar:

A convite do Sicredi Vanguarda, com sede em Medianeira, a redação do Guia Medianeira participou durante a última semana, do Encontro Nacional de Jornalistas, que aconteceu em Porto Alegre.

O evento, que tinha como tema "O Mundo Cada Vez Mais Fazendo Junto- O Passado, o Presente e o Futuro são Cooperativos", reuniu representantes da imprensa de todo o país, para uma imersão no mundo cooperativista do Sicredi, o mesmo faz parte da programação de comemoração ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, que acontece sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, este ano no dia 18.

A data tem por objetivo destacar a contribuição das cooperativas de crédito em todo o mundo para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos seus associados, além de valorizar propósitos que fazem parte da essência do cooperativismo.

Dentro deste contexto, o Sicredi - instituição financeira cooperativa que tem suas raízes ligadas ao surgimento do cooperativismo de crédito no Brasil, tem contribuído, há mais de 115 anos, para o crescimento sólido e sustentável do segmento.

Atualmente, o Sicredi conta com mais de 3,8 milhões de associados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicredi conta, atualmente, com 116 cooperativas de crédito filiadas, presentes em 1.238 cidades, sendo que em 199 delas é a única instituição financeira presente.

Press Trip 2018

O evento iniciou em uma recepção para os convidados, que puderam trocar informações e conhecer um pouco mais da realidade de cada cooperativa a qual representavam, o Guia Medianeira, representando a Sicredi Vanguarda, pode relatar o trabalho desenvolvido pela instituição em toda a região oeste do Paraná e conhecer representantes de veículos de comunicação de todo o país, parceiros do Sicredi.

O segundo dia contou com uma imensurável experiência e aproximação com o futuro do Sicredi, os jornalistas puderam conhecer a Plataforma Digital do Sicredi, que faz parte da sede da instituição, e fica localizada na PUC Rio Grande do Sul.

O espaço é responsável por toda a transformação digital do Sicredi, e abriga a estratégia deste momento de prosperidade, que vem dando passos importantes neste sentido, para ser cada vez mais conectada com os associados de todos os perfis e regiões.

Para apresentar e debater este cenário, nomes importantes do segmento estiveram presentes e interagiram com os representantes, dentro do painel que intitula o tema do encontro.

O Presidente-Executivo do Branco Cooperativo Sicredi, falou sobre a história do cooperativismo de Crédito e a Tranformação Digital, além disso ele apontou os principais e expressivos números de crescimento que a cooperativa vem alcançando ano após ano.

Para falar do Panorama do Cooperativismo de Crédito no Brasil atualmente, o Chefe de departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias do Banco Central, Harold Paquete Espínola Filho, falou sobre as principais tendências, e o crescimento que vem se tornando substancial em nosso país.

E quando se fala em transformação digital, se fala em futuro, para apresentar as principais tendências dentro do mundo do cooperativismo e também o mundo num geral, o diretor para América Latina de Copenhagem Institute for Future Studies e Fundados do Future Lounge, o futurólogo Peter Kronstom, debateu as tendências da sociedade e as organizações.

Após, os jornalistas e palestrantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Woop Sicredi, que é uma das primeiras grandes mudanças digitais do Sicredi.

O berço do Cooperativimo

O Sicredi tem sua fundação ligada ao surgimento do cooperativismo no Brasil, isso aconteceu em Nova Petrópolis, um dos destinos da Press Trip 2018, onde os jornalistas puderam visitar o Memorial Padre Amstad, o responsável pela criação da primeira cooperativa em nosso país.

O memorial fica localizado na Linha Industrial onde foi fundada a primeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira, que hoje tem sua sede no centro de Nova Petropólis.

A história do Padre Amstad mostra uma força e fé no sistema cooperativista, que evidenciou a região e deu chance os imigrantes que ali moravam de conseguir sobreviverem e evoluírem socialmente e financeiramente. Incluído nessas conquistas escolas cooperativas que oportunizaram aos moradores um futuro ainda melhor.

Lembrando que, o Padre realizou tudo isso encima de uma mula, a qual percorreu todo o estado do Rio Grande do Sul, fundando mais de 30 cooperativas. Esse espírito de união ainda prevalece e está entre as bases fundamentais da cooperativa, que acredita em um mundo melhor e nos princípios do cooperativismo.

Sicredi Pioneira

Para finalizar o tour do cooperativismo, os jornalistas visitaram e conheçam um pouco mais da Sicredi Pioneira, a primeira cooperativa fundada há 115 anos, e o memorial do cooperativismo que se tornou um símbolo da luta e representatividade na história da cooperativa como um todo.

Confira no vídeo um pouco mais do encontro, e conheça o importante trabalho desenvolvido pelo Sicredi.

Redação Guia Medianeira 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira