Luta da Pessoa com Deficiência: Conheça mais sobre a rotina de um cadeirante

Flávio sofreu um acidente automobilístico, e desde então é usuário de cadeira de rodas, acompanhamos ele em sua rotina diária, e ele nos contou como é lidar com o preconceito.

4.773

Publicada 21 de Setembro, 2018 às 14:55

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Hoje, dia 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de pessoas com deficiência (PcD) saltou de 145.141 para 698.768.

Para entender a importância desta data, nós fomos conhecer um pouco mais da rotina de Flávio Gedoz, vice-presidente da Associação Medianeirense dos Deficiente Físicos.

Além de participar ativamente da associação, Flávio desempenha funções em conselhos municipais e outras instituições socias, e também é atleta de handebol de cadeira de rodas, pelo município de São Miguel do Iguaçu.

Confira no vídeo como é o dia a dia de Flávio, como ele lida com o preconceito.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira