Sanepar presta esclarecimentos sobre possibilidade de racionamento de água em Medianeira

4.842

Publicada 20 de Setembro, 2018 às 16:05

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Após os últimos acontecimentos relacionados à falta de água e racionamentos pontuais feitos no abastecimento de água em Medianeira, e pensando no bem estar da população, o Guia Medianeira entrou em contato com a Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, afim de buscar informações sobre a possibilidade de haver desabastecimento ou racionamento de água com a proximidade da chegada do verão.

Na parte da manhã desta quinta-feira (20), a Sanepar, através da sua Gerência de Comunicação e Marketing, enviou à imprensa um comunicado informando que o poço e estação de tratamento de água de Medianeira estavam sem energia elétrica desde as 6h da manhã e por conta disso, a produção de água estava parada temporariamente até que o fornecimento de energia fosse restabelecido.

No último dia 31 de agosto, em nota enviada aos órgãos de imprensa, a Sanepar informava que havia instituido um sistema de rodízio no abastecimento de água nos bairros da cidade durante o final de semana. A nota ainda informava que a vazão do Rio Alegria, principal manancial de abastecimento de Medianeira, era insuficiente para atender a demanda do consumo e que as várias iniciativas adotadas pela Sanepar foram insuficientes para garantir o completo abastecimento.

No questionamento que enviamos à Sanepar, perguntamos sobre a possibilidade de novos racionamentos, tendo em vista à proximidade do verão. Sobre este questionamento, a assessoria nos informou que a Sanepar trabalha intensamente para que não ocorra desabastecimento de água em Medianeira no verão.

Outro ponto levantado pela reportagem do Guia Medianeira foi em relação ao crescimento do município e da falta ou pouco investimento em obras de ampliação na rede de captação e distribuição de água, frente à crescente demanda.

Em nota a Gerência de Comunicação e Marketing esclareceu:

Nos últimos anos a Sanepar realizou obras para melhorar o sistema de abastecimento de água na cidade.

A implantação de mais e 8 quilômetros de redes de água com material mais confiável e baixo índice de vazamento foi realizada e interligadas ao sistema. Estas obras contribuíram para melhorar o sistema de distribuição de água na cidade, uma vez que substituíram tubulações antigas que apresentavam  vazamentos.

Além disso, já estão perfurados dois poços e em andamento obras para interligar esses poços ao sistema de distribuição. Isto vai aumentar em 30% a capacidade de produção de água. Previsão de operação destes poços é para para o início de 2019. E, além disso, um outro poço, no Jardim Irene, está em fase final de projeto e a licitação prevista para 2019.

O gerente regional Nilton Perez lembra que a Sanepar busca sempre a melhoria contínua em seus processos e serviços e não mede esforços pra garantir água de qualidade e com regularidade necessária para toda população.

Redação: Guia Medianeira 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira