Ministério do Turismo emite novas regras para municípios fazerem parte do Mapa do Turismo Brasileiro

2.867

Publicada 28 de Agosto, 2018 às 14:03

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Técnicos do Programa de Regionalização do Turismo e representantes do PRT das cinco macrorregiões brasileiras encerraram na quarta-feira (22), em Brasília, uma série de reuniões para discussão das novas regras de inclusão/exclusão dos municípios considerados de interesse turístico no Mapa do Turismo Brasileiro. A próxima atualização do mapa será válida até 2021.

Entre as novas exigências obrigatórias para inclusão de um município no Mapa do Turismo Brasileiro estão a comprovação de um conselho municipal de turismo em funcionamento e de um órgão gestor do turismo local com orçamento próprio. O município também deverá participar de uma instância governamental formada por gestores públicos e privados dos municípios que integram a região turística na qual está inserido. Além disso, será preciso comprovar a inscrição de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur do Ministério do Turismo.

Outro reflexo da atualização do mapa se dará na categorização dos municípios turísticos, que vai de "A" a "E". Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas municipais.

Medianeira faz parte da Região Cataratas e Caminhos, e está na categoria C - uma excelente classificação, que levou em consideração entre outros critérios, os dados da RAIZ, IBGE e IPARDES, além da organização municipal do Turismo.

A chefe da Divisão de Turismo, Dagmar Pedrozo, ressalta que alguns índices importantes podem mudar essa classificação, entre eles o mais importante é o decréscimo da capacidade de hospedagem do município. "A boa noticia é que as pesquisas apontam a oportunidade de investimentos nesse segmento. Os negócios e eventos são os grandes responsáveis pelo crescimento da demanda do setor de serviços, em especial de hospedagem", pontua.

Neste aspecto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pode auxiliar os investidores, através de informações e articulações que podem facilitar o surgimento de novos negócios.

Outro ponto importante para o desenvolvimento do turismo local é a efetivação do Conselho Municipal de Turismo, formado por agentes governamentais e do segmento, sendo que podem fazer parte empresários do setor de hospedagem, gastronomia, entretenimento, eventos, turismo rural e de lazer. O próximo passo é a construção do "Plano Medianeira Turística 2027", que precisa do auxílio destes empreendimentos para montar um plano de acordo com a realidade e necessidade do município.

O MAPA - Instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, o Mapa do Turismo subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

Os detalhes para atualização do mapa serão apresentados na 30ª Reunião Nacional de Interlocutores do PRT, prevista para novembro deste ano, em Brasília.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira