CSA e Coder de Matelândia discutem casos de raiva bovina na região

3.319

Publicada 10 de Agosto, 2018 às 08:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na terça-feira (07) foram realizadas as reuniões ordinárias do CSA - Conselho de Sanidade Agropecuária e do CODER ? Conselho de Desenvolvimento Rural. A principal pauta das reuniões foi o debate sobre os casos de raiva bovina que foram registrados no município de Serranópolis.

Com a presença do fiscal da microrregião da ADAPAR, Unidade de Medianeira, Tales Amaral Perufo, foi dada ênfase aos cuidados e recomendações para os produtores não manipularem os animais suspeitos, já que a raiva é transmitida principalmente pela saliva.

Ressaltando que o bloqueio dos casos confirmados se faz em um raio de 12 km, sendo assim, torna-se de extrema importância o alerta aos produtores de Marquesita, Picada Benjamin e a região Beira Parque, para que priorizem a vacinação de seus bovinos a partir de 3 meses de idade.

Dentre outros assuntos da pauta o Extensionista da Emater Raul Zoche, fez a apresentação do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Plano Safra 2018/2019, através da cartilha produzida pela FETAEP.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Turismo Rural Gelson Lodi juntamente com sua equipe explanou sobre os próximos cursos a serem ofertados, sendo que no dia 09 de agosto haverá uma reunião de sensibilização para curso Negócio Certo Rural, já no dia 31 de agosto uma reunião também de sensibilização para o curso Herdeiros do Campo e no dia 17 de outubro o início da segunda edição do Curso de Apicultura já com todas as vagas preenchidas.

Na oportunidade um destaque e agradecimento pela participação tantos dos Produtores quanto das entidades e instituições na VII Quermesse de Inverno, na qual um pavilhão foi inteiramente voltado para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Econômico, oportunizando o fomento dos produtos que são produzidos em nosso município e a valorização do homem do campo conforme a proposta da campanha "O pão de cada dia".

Outro assunto abordado foi o Programa da Formiga Cortadeira, alertando que o controle é responsabilidade de todos e que a aplicação das iscas devem ser feitas em todos os olheiros do formigueiro, ao lado e nos carreiros próximos. Ressaltando que as iscas estão disponíveis para todos os produtores com CAD PRO com subsídio pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Turismo Rural.

As reuniões do CODER e do CSA são realizadas todas as primeiras terças-feiras do mês junto ao Parque de Exposições. Qualquer dúvida a respeito do conteúdo informado nesta matéria poderá ser retirada junto a Secretaria pelo telefone 3262-8379.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia