Moradores penduram faixas ameaçando expor clientes de garotas de programa e travestis

Mensagens foram colocadas em ruas do Planalto Paulista; professor de direito alerta para o risco de processo na divulgação de imagens em redes sociais.

18.953

Publicada 09 de Agosto, 2018 às 10:02

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Cansados de conviver com a prostituição, moradores do bairro Planalto Paulista, na Zona Sul de São Paulo, resolveram espalhar faixas com alerta para possíveis clientes de garotas de programa e travestis. A medida polêmica ameaça expor nas redes sociais flagras registrados por câmeras de segurança.

A prostituição em si não é crime, mas moradores reclamam de sexo explícito na rua em plena luz do dia, sujeira e barulho durante a madrugada.

"Nossos imóveis desvalorizaram. Eu tenho netos que eu tenho vergonha de irem na minha casa, porque as pessoas ficam peladas", afirmou uma moradora que não quis se identificar. "Fora a sujeira que tem. A gente limpa as calçadas, mas tem muita sujeira. Tem camisinha, tem garrafas, eles deixam tudo ali."

As famílias afirmam que já acionaram as autoridades diversas vezes, mas o problema ainda não foi solucionado. Uma comissão com cerca de 30 pessoas foi formada para a instalação de câmeras de segurança nas esquinas e colocação das faixas.

Segundo o professor de Direito Penal do Mackenzie Marco Aurélio Florêncio, a exposição de clientes pode levar a processos judicias.

"No Código Penal Brasileiro há o crime de difamação, que é denegrir e expor a reputação de uma pessoa. Uma pessoa que filma esse fato e coloca nas redes sociais pode eventualmente ser responsabilizada por esse crime. Entretanto, a pessoa com a detenção desta imagem tem a prova de um outro crime, que é o ultraje ao pudor", afirma.

Uma das organizadoras da comissão, que preferiu não se identificar, afirmou que prefere correr o risco de ser processada. "A gente não está invadindo nenhum espaço para divulgar as placas. Eles estão nas ruas e estão passando. A gente vai ter que pagar para ver porque o processo judicial é menos assustador do que eles acompanharem a nossa vida momento a momento e saberem tudo que a gente está fazendo", diz.

Fonte: G1
 
 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo