Foz do Iguaçu: Três filhotes de onça-pintada são avistados no Parque Nacional do Iguaçu

7.483

Publicada 08 de Agosto, 2018 às 08:40

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Sábado, dia 28 de julho, começou a ser avistada no Parque uma onça-pintada fêmea acompanhada de um filhotinho. Foi a primeira vez que o filhote foi avistado.

As onças-pintadas nascem de olhos fechados e totalmente dependentes das mães. Abrem os olhos com cerca de duas semanas de vida. Até os dois meses de idade sua única alimentação é o leite da mãe. Após essa idade, ela começa a alimentá-los com carne.

No entanto, pelo tamanho, este filhotinho tem provavelmente cerca de dois meses de vida.

Nesta terça-feira, foi identificada a fêmea, é a Atiaia, uma fêmea que tem atualmente um filhote de cerca de dois anos de idade, o Caiuá, já independente.

Foram avistados na terça-feira (6) três filhotes com esta fêmea. É a primeira vez que é registrado o nascimento de três filhotes de onças-pintadas no Parque Nacional.

As onças-pintadas estão criticamente ameaçadas na Mata Atlântica, bioma onde o Parque Nacional está inserido. Estima-se que restem não mais de 300 onças pintadas na Mata Atlântica. No Parque Nacional do Iguaçu o último censo de 2016 indicou uma estimativa de 22 indivíduos, indicando que a população vem aumentando. 

Se considerarmos as onças da Argentina e da região do Turvo, são quase 100 animais, praticamente um terço de todas as onças-pintadas da Mata Atlântica. Isso mostra a importância desta região para conservação da onça-pintada.

Para quem visitar o parque e avistar os animais, o ideal é nunca tentar se aproximar. O filhote pode se assustar e nesta fase a fêmea fica bem protetora defendendo sua cria.

Fonte: Catve / Fotos: Thiago Reginato e Carmel Croukamp

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Regionais