Fisioterapia respiratória na pediatria - Por Margarete Lindgren

4.449

Publicada 02 de Agosto, 2018 às 08:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Os hábitos de vida atuais acabam favorecendo e facilitando que as crianças contraiam cada vez mais doenças.

A alimentação totalmente desequilibrada gera um sistema imunológico fraco, a falta de realização de atividade física deixa a criança mais susceptível a doenças cardíacas e respiratórias. As doenças respiratórias são as mais acometidas, em especial a bronquiolite, pneumonia e asma.

 

Os objetivos da fisioterapia respiratória em pediatria:

Melhorar a oxigenação

Melhorar a troca gasosa

Melhorar a ventilação pulmonar

Eliminar secreções pulmonares

Diminuir o trabalho respiratório

Aumentar a mobilidade torácica

Fortalecer a musculatura respiratória

Melhorar a expansão pulmonar

Prevenir complicações originados da internação/intubação

Acelerar a recuperação

 

Existem várias técnicas de fisioterapia respiratória em pediatria utilizadas constantemente para o tratamento de crianças com disfunções respiratórias.

As principais técnicas são descritas a seguir:

 

Drenagem Postural

A drenagem postural utiliza várias posturas para conduzir as secreções dos brônquios em direção as vias áreas centrais utilizando a ajuda da lei da gravidade.

 

Manobras de higiene brônquica

Dentro da fisioterapia existem algumas técnicas manuais específicas para tratamento de doenças respiratórias, chamadas manobras de higiene brônquica. São elas:

Percussão

É uma manobra em que se utiliza as mãos em forma de concha ou ventosa para percutir a região dos pulmões, de forma ritmada ou compassada. A percussão é realizada de preferência em decúbito dorsal ou lateral.

Vibração

A vibração é uma técnica em que movimentos oscilatórios são aplicados manualmente no tórax do paciente.

 

Aumento do fluxo expiratório

Técnica que tem como objetivo mobilizar e eliminar secreções de vias aéreas proximais. O volume de ar produzido pela pressão manual sob o tórax da criança promove o deslocamento das secreções presentes na via área.

 

Expiração lenta e prolongada

Manobra de higiene brônquica que tem como objetivo mobilizar e deslocar secreções de vias aéreas periféricas para vias aéreas proximais.

É realizado com um prolongamento de uma expiração espontânea, através de uma pressão manual exercida de forma contínua sobre o tórax e o abdome. 

 

Técnicas de auxílio a tosse

Caso o paciente possua alguma dificuldade em tossir, o fisioterapeuta pode auxiliá-lo utilizando uma técnica chamada tosse assistida, um conjunto de recursos que tem como objetivo potencializar a tosse para favorecer a retirada das secreções.

 

Utilização de incentivadores respiratórios

Incentivadores respiratórios são aparelhos utilizados para realização de exercícios que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura respiratória, reexpansão pulmonar e aumento da permeabilidade das vias aéreas.

 

Técnicas de reexpansão pulmonar

As técnicas de reexpansão são utilizadas para aumentar a expansibilidade toracopulmonar, a complacência, a ventilação, o volume corrente e aumentar as capacidades pulmonares. Além disso as manobras melhoram a oxigenação, aumentam a força muscular dos músculos respiratórios, reverte atelectasias e auxilia a remoção de secreções brônquicas devido ao aumento do fluxo aéreo.

 

Técnicas de reeducação respiratória

A reeducação respiratória começa com a consciencialização da mecânica ventilatória, dos tempos respiratórios e da orientação da forma correta de inspiração nasal e expiração oral.

 

Vantagens e benefícios da fisioterapia respiratória em pediatria

A fisioterapia respiratória pediátrica auxilia na manutenção das vias aéreas com o uso de técnicas especializadas que promovem a mobilização de secreções, melhora da mobilidade muscular e da função dos músculos respiratórios.

A fisioterapia respiratória pediátrica também atua evitando os efeitos deletérios causados pela inatividade do paciente acamado, mantendo a força muscular, prevenindo encurtamentos e contraturas musculares e prevenindo a formação de escaras.

Fisioterapeuta Margarete Lindgren

Crefito 33049F

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira