Doses remanescentes de vacina contra a Gripe estão disponíveis para toda população em Missal

2.448

Publicada 26 de Junho, 2018 às 16:49

Compartilhar:

A Campanha oficial de vacinação contra a gripe se encerrou na sexta-feira, 22 de junho. As doses remanescentes da vacina começaram a ser disponibilizadas ao público em geral desde a segunda-feira, dia 25 de junho, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do Município, basta apresentar carteira de vacinação e cartão do SUS. A ação segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde. A vacinação é gratuita e segue até terminar o estoque. 

Este ano, a campanha de vacinação da gripe, foi iniciada ainda no dia 23 de abril, com exclusividade para o público prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Esse grupo é definido de acordo com a suscetibilidade em ter complicações em caso de gripe. Antes de ser ampliada para toda a população, a campanha chegou a ser prorrogada três vezes pelo Ministério da Saúde para priorizar o público-alvo. 

Para a coordenadora municipal de Imunização, Denize B. Kaefer, o resultado foi positivo. "Atingimos 91% da média geral da população-alvo, porém, o grupo de crianças de 2 a 4 anos, alcançou o percentual de 57,5%, e o grupo dos professores, um percentual de 40%, esses foram os grupos com maior dificuldade em atingir a meta", informou. 

Dados do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostram que desde o início do ano foram registrados 211 casos de influenza e 27 óbitos no Estado do Paraná. Destes, 22 casos confirmados foram registrados na 9ª Regional de Saúde. Foz do Iguaçu teve 19 casos com 4 óbitos, Santa Terezinha de Itaipu teve 2 casos com 1 óbito e Matelândia com 1 caso com 1 óbito. 

Denize ainda informa que os dados indicam que o vírus da gripe está em circulação em todo o Paraná, e que por isso, as pessoas precisam continuar adotando medidas preventivas. "Mesmo quem se imunizou precisa continuar com os hábitos de prevenção. São cuidados muito simples que fazem toda a diferença", ressalta.


Entre os cuidados que devem ser adotados estão: lavar as mãos com água e sabão com frequência; manter os ambientes ventilados; higienizar periodicamente superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas, com álcool em gel; evitar compartilhar talheres, copos e alimentos; usar lenços descartáveis na hora de tossir ou espirrar e evitar aglomeração de pessoas. Para quem apresenta febre alta a partir de 38°, dor de garganta e tosse, a recomendação é procurar atendimento médico e evitar a automedicação.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal