Mobilidade urbana é pauta de reunião na Câmara de Vereadores

Vereadores debatem principais reivindicações públicas sobre mobilidade urbana em reunião com órgãos municipais de trânsito

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Publicada 19 de Junho, 2018 às 15:16

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O Poder Legislativo esteve reunido com os órgãos responsáveis por regulamentar as normas e as ações de trânsito em Medianeira, nesta segunda-feira, 18 de junho. Na ocasião, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Mauro Alves Pinto, e o presidente do Conselho Municipal Rodoviário e do Trânsito, Hermogênio Batista, foram recebidos pelos vereadores no plenário para uma roda de debates.

O primeiro questionamento dos vereadores às autoridades de trânsito foi para saber qual a motivação para o Conselho estar indeferindo várias indicações encaminhadas recentemente pela Casa. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Mauro Alves Pinto, explica que, além da escassez dos recursos, há uma demanda muito grande para a instalação de redutores de velocidade em todo o Município, o que requer uma avaliação técnica e sensata para que "não tenhamos uma lombada a cada esquina", destaca.

"Temos consciência de que a questão é uma reivindicação constante dos munícipes, mas não podemos instalar tantos quebra-molas pela cidade. O que precisamos é de um estudo técnico para melhor avaliar os pontos críticos e com isso buscar soluções mais compatíveis para cada caso. Lombadas são exceções à regra, como prevê o código de trânsito. É um redutor de velocidade a ser utilizado em circunstâncias excepcionais, como em frente das escolas e hospitais, por exemplo.", frisa o diretor.

Mauro comenta que o custo para instalação de uma lombada, de aproximadamente R$ 3.500,00, não é tão considerável, se observada sua legítima necessidade diante do perigo iminente de acidentes em cada local. Mas recomenda, "as lombadas não significam o fim dos acidentes no trânsito, enquanto faltar a conscientização de muitos motoristas, não haverá garantias de segurança". De acordo com o diretor, o Conselho, formado por representantes de diferentes segmentos ligados ao tráfego urbano, analisam uma série de fatores antes de optar por deferir ou não a instalação de um redutor indicado.

Em Pauta

A abertura de canteiros, com o propósito de aumentar a área de estacionamentos no Município também foi amplamente discutida. Mauro mostrou-se favorável, mas admite que há grandes dificuldades na realização destas obras, afirmando que cada caso depende da análise de uma série de circunstâncias por parte da Administração.

Foi abordado ainda sobre processo de implantação de estacionamento rotativo pago (Zona Azul). Os parlamentares cobram novos esclarecimentos sobre as medidas a serem tomadas pela Administração diante do impasse. De acordo com o diretor, o processo está em constante discussão, e a expectativa é que sejam anunciadas em breve novidades a respeito, visto que o prazo para a apresentação do novo "Plano de Mobilidade Urbana" vence em abril de 2019.

O último questionamento às autoridades foi sobre a necessidade de repintura das faixas de estacionamento e de pedestres, bem como da manutenção e ampliação dos sinalizadores terrestres (tachões/olho de gato) em diversos pontos da cidade. A resposta obtida é de que os trabalhos já estão em andamento, e foram iniciados nas ruas centrais do nosso Município. Na análise final do presidente Sebastião Antonio, a avaliação deste encontro foi positiva, onde Poder Legislativo e as autoridades de trânsito de nosso Município tiveram, cada um, a oportunidade de expor suas ideias e posicionamentos.

Assessoria

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