Alunos da Unila estão em Missal desenvolvendo pesquisa sobre o Câncer

4.190

Publicada 15 de Junho, 2018 às 15:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Uma turma de alunos da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), estão em Missal, desenvolvendo uma pesquisa com os participantes dos grupos da 3ª Idade, a fim de identificar possíveis fatores que contribuem para a alta incidência de Câncer no município. O objetivo é, posteriormente com esses dados, buscar alternativas de políticas públicas de prevenção e combate à doença.
 
Essa pesquisa está sendo coordenada pelo Professor na área de Psicologia Médica no curso de Medicina da Unila, Robson Zazula, que está com uma turma de alunos do curso de Medicina da instituição de ensino. Na última quarta-feira, 14 de junho, o Prefeito Maneco e o vice Eduardo, estiveram no Encontro do Centro e deram as boas vindas aos alunos, bem como pediram para que os participantes contribuam com a pesquisa. 

Maneco se demonstrou preocupado com os índices do município e afirmou que, ainda no ano passado, foram buscar alternativas a fim de encontrar soluções. "Contribuam com esses estudantes, respondendo os questionários, a pesquisa que eles estão fazendo em Missal, confiamos muito nessa equipe e estamos acompanhando para dar o suporte necessário", observou o prefeito.

 

Convênio entre Administração de Missal e Unila

 

No dia 02 de outubro de 2017, a Administração Municipal de Missal e a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana), assinaram um convênio referente ao projeto "Estabelecimento do Perfil de Adoecimento Oncológico da População de Missal". O trabalho de pesquisa que será desenvolvido pela Instituição de ensino, é de longo prazo. 

O objetivo é justamente identificar quais os fatores levam a grande incidência de casos de Câncer no município, para a partir disso, estabelecer políticas públicas mais eficazes no combate dessa doença. Infelizmente, no último ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 2451 procedimentos ambulatoriais de Missal na área da Oncologia, o que representa 22,56% da população do município, enquanto a média de procedimentos em toda Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, é de 10,72%.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal