Câmara de Vereadores entrega honrarias em sessão ordinária

A 14ª Sessão Ordinária de 2018 teve um toque a mais de brilho com a entrega de títulos honoríficos.

3.482

Publicada 22 de Maio, 2018 às 15:27

Compartilhar:

A Assama ? Associação dos Agentes do Meio Ambiente e o ex-presidente da Acime, Lucas Ghellere, receberam dos vereadores, na tarde desta segunda-feira (21), os Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Medianeira. Forma esta de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população medianeirense, no exercício de suas funções.

Os Votos ao ex-presidente da ACIME, Lucas Ghellere, deram-se através de um requerimento de autoria do vereador Valdecir Fernandes, aprovado e subscrito por todos demais parlamentares durante sua deliberação. Enquanto a Assama, representada pela presidente Silvane Teresinha Carneiro e pelo secretário Luis Carlos Woiciechoski, foi oferecida com autoria de Nelson José de Bona e Valdecir Fernandes através de um ofício de gabinete.

Valdecir parabenizou Lucas pelo grande trabalho frente a Acime, durante sua gestão de 2016 a 2018, bem como pela dedicação na promoção de diversas ações sociais e pela busca voluntária por melhorias do nosso Município. Lucas agradeceu a homenagem dedicando-a a todos os demais colaboradores. "Isso é fruto de um trabalho coletivo, de um grande grupo que hoje a Acime dispõe. Ressaltando nesta oportunidade a eficiência e o profissionalismo com que a entidade vem alcançando ao longo de sua história, em prol do desenvolvimento de Medianeira. Esta é uma forma de valorizar o empreendedorismo e fazer com que a cidade continue crescendo com o apoio não só do poder público, mas também da iniciativa privada" ? frisou.

Nelson de Bona parabenizou a Assama pela realização do importante trabalho com a coleta e separação de materiais recicláveis no Município, oferecendo com isso uma cidade mais limpa e gerando melhor qualidade de vida à população. O secretário Luis Carlos agradeceu em nome dos 38 associados. "Um trabalho que envolve também a colaboração de toda a sociedade. A cada munícipe que classifica o material em seus lares, a cada professor que através das visitas, oferece a conscientização e a educação ambiental a seus alunos, ao governo municipal e empresas que cooperam. Essa união de esforços gera uma vida útil maior ao aterro sanitário e impactando com menos poluição o meio ambiente. Seguindo uma linha de confiabilidade, economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa" ? disse.

O restante da sessão foi seguida de um longo expediente. Em pauta, foram aprovados por unanimidade cinco requerimentos; três projetos de lei do Executivo, ambos autorizando a abertura de crédito adicional ao orçamento vigente; um projeto de lei do Legislativo de autoria de Tarcísio Becker, que declara de utilidade pública a Associação de Excelência Esportiva de Medianeira ? CEEM; e três indicações de melhorias encaminhadas ao prefeito Ricardo Endrigo. Uma proposta de emenda à lei orgânica ainda foi baixada para análise das comissões permanentes, solicitando a alteração do Art. 31, que dispõe: "O mandato da Mesa será de dois anos, permitida a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente". A proposta é de autoria dos vereadores Tarcísio Becker, Pedro Seffrin, Valdecir Fernandes e Nelson de Bona.

Dos requerimentos: matérias aprovadas em único turno.

Sai ou não sai? ? O vereador Antonio França questiona o Executivo Municipal e o presidente do Conselho Municipal Rodoviário e do Trânsito, Hermogênio Batista, se a instalação de um redutor de velocidade na Rua 7 de Setembro, no Loteamento Dom Pedro II, já foi deliberada pelo Conselho, afim de saber também qual a decisão tomada e se há uma possível previsão de instalação. O autor justifica que através de uma indicação já enviada aos órgãos competentes, informava da necessária instalação de um redutor de velocidade neste trecho, afim de conter a indisciplina de alguns motoristas, que abusam da velocidade e geram elevado risco de acidentes.

Nova Prefeitura ? O vereador Pedro Seffrin solicita informações do prefeito Ricardo Endrigo, sobre a construção do novo Paço Municipal José Della Pasqua e sobre o Parque Municipal 25 de Julho. O interesse é sobre a cópia do contrato e de todos os aditivos firmados com a empresa licitada; se houve a destinação de recursos governamentais para a construção, e seus valores respectivamente; e se as obras do novo Paço Municipal e do Parque Municipal já foram entregues. Considerado pelo autor de suma importância disponibilizar estas informações aos vereadores e a todos os munícipes.

Andamento da obra ? Pedro Seffrin solicita informações à Administração, para saber em que fase está o projeto para a reforma da Praça Ângelo Darolt, incluindo a pista de skate, construção e pintura dos bancos, implantação de lixeiras e reparos na quadra de basquete e o prazo de suas conclusões. Pedro informa que o assunto é de grande interesse dos munícipes, que buscam conhecimento sobre o motivo das obras não terem sido concluídas ainda, já que a mesma já disponibiliza dos recursos necessário, conforme repasse da verba pelo deputado federal Fernando Giacobo.

Acessibilidade ? Valdecir Fernandes requer ao prefeito municipal e à secretária de Educação e Cultura, Clair Teresinha Rugeri, que seja informado se a Secretaria já iniciou projeto para a construção de uma rampa de acesso entre o pátio e o parquinho da Escola Municipal Ângelo Darolt, e se afirmativo, para quando está prevista ou a tomada de providências para resolver o problema de acessibilidade dos alunos. O vereador esteve visitando a Escola Municipal Ângelo Darolt, onde pode-se constatar que, entre o pátio e o parquinho há uma escada que dificulta a transição de uma área à outra. "O Ângelo possui alunos com dificuldades de locomoção, que são os mais prejudicados quando da realização de atividades que exigem a passagem por esta área" ? lembrou.

Quem sabe esse ano ? Nelson de Bona requer ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Obras e Serviços Públicos, Eduardo Baratto, que seja informado se consta no cronograma de 2018 da Divisão de Obras ou de Infraestrutura Urbana, projeto para a realização de recape asfáltico na Avenida Primo Tacca e nas Ruas Cerejeira e Gualachos, entre a Avenida Brasília e a Rua Canafístula, e na Rua Krão, entre a Avenida Brasília e a Rua Santa Maria, no Bairro Condá. Estas vias possuem considerável fluxo de veículos e pedestres, especialmente por serem vias de acesso à escola, creche e igrejas, além de vários estabelecimentos comerciais. O pavimento destas ruas e avenidas se encontra deteriorado pelo uso e ação do tempo, apresentando buracos e imperfeições que potencializam o risco de acidentes, justifica o vereador.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.

http://camaramedianeira.pr.gov.br/downloads/pauta_da_14a_sessao_plenaria_deliberativa_ordinaria_dia_21-05-2018.pdf

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira