Produtores de Missal participaram do Concurso de Queijos Artesanais em Toledo

6.019

Publicada 27 de Abril, 2018 às 11:47

Compartilhar:

O município de Missal foi representado por 05 produtores de queijos no Concurso de Queijos Artesanais, no dia 25 de abril, em Toledo-PR.  O evento reuniu o total de 179 pessoas, sendo que dentre estes, 35 participantes, eram produtores de queijo. 

Esses produtores, receberam o convite da unidade da Emater de Missal. E a participação dos missalenses no evento de Toledo, contou ainda com o apoio da Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibilizou o transporte.

 

O município de Missal esteve bem representado, uma vez que representavam diferentes localidades, sendo:

 

- Dom Armando - Luis Augustinho Trevisan;

- Linha Padre Rick- Luciene Aparecida Rodrigues Kist;

- São Sebastião - Roslaine Stenghele;

- Vista Alegre - Irene Pavinatto Brum;

- São Pedro ? Lucimar Ricken Silvani.

 

Concurso de Queijos Artesanais do Paraná ? Fase Regional

 

O Instituto Emater foi quem promoveu o evento, sendo esta, mais uma etapa regional do concurso de queijos artesanais paranaense. Na ocasião, foram selecionados os três melhores queijos. Essa seleção foi feita por mestres queijeiros, um da Emater - Curitiba, um da UTFPR - Medianeira e outro da UEM. 

Foram avaliados critérios como aroma, sabor, consistência, textura, cor e apresentação. Os classificados foram dois de Toledo e um de Marechal Cândido Rondon. Estes três finalistas irão participar do concurso final em Curitiba no mês de maio de 2018.

 Paralelamente ao evento, ocorreu um seminário sobre agroindústria, com duas palestras referentes ao tema. No evento ainda foram sorteados brindes, e 03 dos brindes sorteados, foram contemplados por missalenses.

 

Participação de Missal

 

Para a extensionista da Emater em Missal, a Engenheira Agrônoma, Rosani Inês Paulus, a participação dos produtores de Missal é de suma importância. "Este evento foi importante, haja visto, que na Assembleia legislativa do Estado, está em tramitação, a possibilidade de se obter  a legalização do queijo artesanal, efetivada a partir do leite cru", informou. 

Rosani complementa que o trabalho com o queijo artesanal não termina aí. "Vamos dar continuidade à nível de município com capacitações, palestras, cursos, a fim de que nos próximos eventos de queijos, Missal possa se fazer presente com um número ainda maior de participantes e ficar entre os classificados", completa.

 Fonte: Assessoria

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal