ABRIL VERDE: uma campanha pela vida do trabalhador do campo e da cidade

5.347

Publicada 27 de Abril, 2018 às 11:21

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho no Brasil.

O Movimento Abril Verde se inicia a partir desta data que relembra as vítimas, e tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo de mobilizar a sociedade para prevenir e reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Por que relembrar?

Segundo os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho criado pelo Ministério Publico do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho(OIT), no estado do Paraná no período entre 2012 e 2017 foram registrados mais de 243 mil acidentes de trabalho (1 a cada 13 minutos ), sendo que desses, aproximadamente 1400 resultaram em morte.

SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU

Em nosso município, a Agricultura é o ramo onde está concentrado o maior número de trabalhadores. Estas populações expostas aos agrotóxicos devem estar alertadas para os riscos que ele representa, e tomar medidas preventivas e necessárias para que não haja acidentes ou doenças decorrentes do trabalho no campo. O Brasil é líder em consumo de agrotóxico, e de acordo com o Mapa de Consumo de Agrotóxicos por habitantes no Paraná (SIAGRO), em 2013 foram consumidos 11 litros de agrotóxico por habitante em nosso município, resultado esse preocupante, pois seu efeito degradante à saúde humana tem se mostrados expressivos nos últimos anos.

Com objetivo de estimular a adoção de procedimentos de Saúde e Segurança no Trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes, a Vigilância em Saúde do Trabalhador do município além de realizar visitas periódicas aos estabelecimentos comerciais do município, também realiza a verificação dos laudos como PPRA E PCMSO, e orienta sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) nas liberações de alvará. A orientação de uso de EPI também é repassada aos trabalhadores rurais através de visitas aos produtores, cursos e reuniões sobre a NR 31, realizadas na Prefeitura.

A equipe se dispõe para esclarecimentos de dúvidas na Unidade de Saúde de Flor da Serra.

Pratique comportamentos saudáveis e seguros em todo lugar! Promova essa idéia!

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu