Thiltapes: Espetáculo traz gargalhadas e cultura alemã para público de Medianeira

7.836

Publicada 26 de Abril, 2018 às 11:01

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na noite de ontem, quarta-feira (25), a Curto Arte Produtora e Companhia de Teatro encerrou a turnê paranaense do espetáculo "Thiltapes, a Caçada Final".

Medianeira foi a nona cidade paranaense a receber a peça, que surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo escritor, ator e diretor da companhia, Carlos Alberto Klein.

Miro e Nêne, interpretados por Cristiano Luis Schenkel e Odair Weisheit são amigos inseparáveis e representam os últimos caçadores de Thiltapes do momento. Enfrentando muitas mudanças na colônia temos seu Edwino, pai de Nêne - interpretado por Carlos Alberto Klein - que se esforça para continuar vivendo na colônia e ter mais renda com a agricultura familiar para garantir a formação acadêmica dos filhos: Tereza e Nêne. A diversão é garantida pelo trio que representa muitas situações cotidianas da vida na colônia.

"O Thiltapes é uma brincadeira que veio para o Brasil junto com os imigrantes alemães, em 1924. Thil é tartaruga, tapes é bobo, é como se fosse um folclore brasileiro. Um arma o saco, o outro bate na lata. Ela foi muito introduzida nas escolas, com o passar do ano ela foi se perdendo, por isso dizemos que o Thiltapes está em extinção", explica o diretor.

Ele também falou sobre estar pela primeira vez no Paraná: "Após 26 anos de teatro no Rio Grande do Sul. A receptividade do público é algo fantástico, há várias colônias alemãs espalhadas pelo país. Chegando aqui e descobrindo vários sobrenomes alemães, percebemos que ainda há cultura. E também percebemos que as pessoas falam em alemão, esse dialeto está aqui há mais de 100 anos, e ainda se mantem muito firme. Ainda bem que há muitas pessoas que dão importância para essa cultura".

Durante a peça, em alguns momentos os próprios atores caem na gargalhada, o diretor e ator explica que é a sua forma de trabalhar, dando liberdade e ainda mais graça ao espetáculo: "Cada apresentação é única, porque gosto de dar essa liberdade ao ator improvisar, isso dá vida ao palco e conseguimos se divertir".

O espetaculo foi uma realização da JCI Medianeira.

Redação e Fotos: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira