Adetur finaliza encaminhamentos com os Municípios para sinalização de rota turística

1.809

Publicada 07 de Março, 2018 às 09:07

Compartilhar:

O trajeto proposto tem aproximadamente 75 quilômetros e vai contemplar duas rotas turísticas, uma religiosa, integrando os monumentos existentes (Cristo Esplendor, São Pedro e Nossa Senhora de Aparecida) e outra contemplando os três balneários dos Municípios citados.


Na última semana, a secretária executiva da Adetur (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas e Caminhos) Dayane Passos apresentou aos representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Administração de Missal a fase final do projeto da rota turística que interliga os Municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. 

O trajeto proposto tem aproximadamente 75 quilômetros e vai contemplar duas rotas turísticas, uma religiosa, integrando os monumentos existentes (Cristo Esplendor, São Pedro e Nossa Senhora de Aparecida) e outra contemplando os três balneários dos Municípios citados. 

O trabalho de estruturação de rotas é fruto de um convênio entre Adetur e Itaipu, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros. A rota prevê trajetos em estradas ou caminhos secundários, mesmo algumas asfaltadas, valorizando propriedades e atrativos do meio rural. 

O diagnóstico de toda a rota já foi feito, onde a Adetur contratou uma empresa para desenvolver o trabalho de georreferenciamento e os materiais de apoio ao projeto, tais como identificação de atrativos turísticos e projeto visual de sinalização. 

De acordo com a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos, a entidade finalizou as tratativas com os Municípios e aguarda as devolutivas dos mesmos para o trabalho final em relação a instalação da sinalização dessas rotas turísticas. "Missal será contemplado com praticamente as duas rotas, tanto a religiosa, como a rota das águas que vai margear os balneários. Então, o Município terá o maior número de atrativos contemplados pela rota", destaca. 

A ação é uma parceria com os municípios onde a Adetur fará o investimento na sinalização e os Municípios contrapõem com a cessão legalizada dos espaços para instalação. Os Municípios integrados no projeto receberão da Adetur todas as informações e as planilhas de localização georreferenciada de cada ponto a ser sinalizado, cabendo a cada município fazer o levantamento, consulta e autorização aos proprietários dos locais para implantação. 

Segundo o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Missal, Rudi Scherer Paetzold, a rota vai potencializar o turismo rural, religioso e esportivo. "Queremos realmente fazer parte deste contexto, para que possamos oferecer alternativas tanto para o turista quanto para o munícipe. Agradecemos à Adetur pelo excelente trabalho que está fazendo em nossa região voltado ao turismo", finaliza.

Paralelo a essa ação e com o mesmo objetivo proposto das rotas, a Adetur também em parceria com a Itaipu Binacional e municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu trabalham na estruturação de uma rota turística Beira Parque Nacional de aproximadamente 215 km, que visa o desenvolvimento de atividades integrando oito municípios, ligando Cascavel à Foz do Iguaçu.

Fonte: Assessoria

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal