Representantes de entidades de Missal participam de reunião sobre a Agenda 2030

1.380

Publicada 23 de Fevereiro, 2018 às 16:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na tarde de quinta-feira, 22 de fevereiro, representantes do poder público municipal e de diversas entidades de Missal, participaram de uma reunião para dialogar sobre a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

A assistente de programa da Agenda 2030 na região, Talita Aquino de Sousa, coordenou o trabalho em Missal e apresentou do que trata a agenda, bem como quais são os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ela apresentou, ainda, de forma breve, um diagnóstico situacional do município. 

Os participantes do Encontro, se reuniram em grupo para discutir quais as maiores necessidades do município, bem como possíveis estratégias para solucionar as dificuldades apresentadas. A proposta é perceber o olhar dos munícipes em relação aos indicadores e índices apresentados no diagnóstico situacional. A partir disso é possível visualizar algumas estratégias para cumprir a agenda e os 17 objetivos. 

São iniciativas que colaboram a Agenda Mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação é uma cooperação entre Itaipu Binacional e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com a parceria, em Missal, da Acimi e Administração Municipal. Segundo Talita o trabalho visa, numa ação conjunta, sensibilizar localmente os municípios da região. 

Talita informou que o encontro foi para apresentar os indicadores de monitoramento e proporcionar um momento de reflexão para a construção de uma Agenda de Atuação Conjunta, cujo objetivo é nortear as ações públicas e privadas com oportunidade de identificar prioridades para a cidade de maneira participativa e integrada. 

Entre os indicadores são apresentados temas como saúde, educação, meio ambiente, segurança, mortalidade materno-infantil, desnutrição, questões sociais, tipos de doenças e números, número de instituições de ensino, entre outras situações, apresentando os dados do município, nos mais variados setores.

 

17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Erradicar a pobreza; acabar com a fome; vida saudável; educação de qualidade; igualdade de gênero; água e saneamento; energias renováveis; trabalho digno e crescimento econômico; inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; combater alterações climáticas; oceanos, mares e recursos marinhos; ecossistemas terrestres e ecodiversidade; paz e justiça; e, parcerias para o desenvolvimento.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal