Matelândia presente no Show Rural Coopavel 2018

3.001

Publicada 16 de Fevereiro, 2018 às 16:48

Compartilhar:

Considerado um dos maiores eventos do agronegócio do país, a 30ª edição do Show Rural Coopavel ocorreu  de 05 a 09 de fevereiro e ofereceu uma diversidade de máquinas, implementos, defensivos, sementes, fertilizantes, veículos e acessórios. Destacando também as novidades no setor de pastagens, melhoramento genético, rações, máquinas e equipamentos para aves, suínos, peixes, caprinos, gado de leite e corte.

O maior objetivo é justamente contribuir com o aprendizado de produtores rurais e a economia do campo trazendo à Região Oeste as maiores e melhores empresas do agronegócio nacional e internacional. Foram mais de 265 mil visitantes buscando aumentar a produtividade de suas propriedades com o conhecimento e as novas tecnologias disponíveis no evento que movimentou R$ 1,8 bilhão em negócios, conforme anunciou o presidente da cooperativa Dilvo Grolli.

No dia 06 de fevereiro, o Prefeito Rineu Menoncin, o Presidente da Câmara Gabriel Cadini, o Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico Aldori Reginato, juntamente com representantes da Secretaria Fabiane Morello Stella e Ivanete Trois, da ACIMA Gabrieli Colleoni Lazzarotto e Adriana Mengarda,e da Escola Profissional João Piamarta padre Gerisvan Pinheiro, Joseane Biazus e Eliete participaram do ato simbólico de assinatura dos projetos aprovados na edição do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social e Inovação (Conecta Del) de 2017. Nos próximos meses, Matelândia vai receber um diagnóstico econômico-produtivo, a fim de identificar as potencialidades e os gargalos do município. Isso para garantir que as iniciativas desenvolvidas para o desenvolvimento da cidade sejam bem sucedidas. A proposta foi formulada durante o curso do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDEL).

O projeto prevê, após a conclusão do diagnóstico, a elaboração de planos de ação direcionados ao setores identificados como prioritários no município. A iniciativa foi uma das sete selecionadas do ConectaDEL para receber cofinanciamento da Itaipu Binacional e do PTI para a implementação. A proposta é uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia, a Prefeitura de Matelândia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Medianeira e a Escola Profissional Padre João Piamarta.

No mesmo evento uma inspiradora palestra com o ex-ministro de Infraestrutura e presidente da Embraer, Ozíres Silva, com o tema "Construindo capacidades em tecnologia e inovação".

O Secretário de Agricultura e Pecuária Gelson Lodi, bem como o Secretário de Adminitração Edson Alves também estiveram acompanhando o Prefeito no 4º dia do evento, visitando as empresas e produtores de Matelândia que estavam expondo e é claro buscando e conhecendo novas soluções e tecnologias em maquinário tanto para uso no meio urbano como rural.

Para o Secretário Gelson Lodi  "Um evento com este porte abrange todas as áreas do setor agropecuário e representa uma grande oportunidade inclusive para a administração pública, principalmente porque é essencialmente uma vitrine tecnológica, trazendo sempre o que há de mais moderno e de utilização racional no campo".

Com a participação do Prefeito na condição de Presidente da AMOP em eventos de suma importância, por causas que beneficiam o meio rural, o agronegócio, a principal base de nossa economia, a representatividade do município de Matelândia foi evidenciada de maneira muito expressiva. O mesmo comandou a recepção da Vice-Governadora do Estado Cida Borghetti e também a entrega de uma placa de reconhecimento dos prefeitos em relação ao trabalho desempenhado pelo Governador Beto Richa.

Grandes parcerias firmadas, reafirmadas e acima de tudo, a representatividade da força dos municípios junto a um evento tão grandioso, como a assinatura de convênio entre Itaipu Binacional, Mapa, Amop e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para Melhoramento Genético de Tilápias e Ampliação da Aplicabilidade do Índice de Qualidade do Sistema de Plantio Direto para mais 42 mil produtores associados das cinco maiores cooperativas agroindustriais da região Oeste do Paraná que contou com a presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, do Diretor Executivo Financeiro de Itaipu Binacional Marcos Stamm, Deputados Federais e Estaduais, além de lideranças de todo o estado.

Outro evento importante em que o Prefeito de Matelândia como Presidente da AMOP fez a sua contribuição através de uma fala foi uma audiência com o tema "Regularização fundiária em faixa de fronteira". Entidades representativas da agricultura familiar, entre elas a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná), discutiram juntamente ao INCRA a situação dos produtores rurais que enfrentam, diariamente, problemas relacionados à titulação de suas terras em virtude da não regulamentação da Lei 13.178/2015. De acordo com Texeirinha, em Matelândia, são mais de 300 produtores que enfrentam transtornos, uma vez que isso prejudica a comercialização e o acesso às políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Na oportunidade, durante visita aos estandes de empresas de Matelândia como Agrobona, Avioeste e  Avisui, os proprietários se disseram muito satisfeitos com o evento, tendo em vista que o público parava no local com intuito de fechar negócio e não apenas especulação ou curiosidade. Sucesso também nas agroindústrias do município que além de divulgar os seus produtos coloniais, também aproveitaram para comercializar aquilo que aqui produzem. 

O Prefeito Rineu Menoncin fez um balanço final do Show Rural Coopavel 2018  "Um dos maiores eventos do agronegócio do mundo, e é uma honra estar presente liderando os 54 municípios da AMOP e também prestigiando nossas empresas que levam em sua marca além da qualidade o nome de Matelândia, e também os nossos produtores que vieram tanto para expor quanto para conhecer e levar para suas propriedades novas tecnologias, novos meios de melhorar a produtividade, de alavancar não apenas a sua economia familiar, mas também do município. Recepcionar as maiores lideranças de nosso Estado e País, participar de eventos que colocam em pauta o desenvolvimento de nossa região, firmar parcerias, assinar convênios, todos são momentos e ações que trarão resultados para nossa agricultura, para nossa gente. Foi um privilégio fazer parte efetivamente deste evento".

Assessoria Comunicação Prefeitura Matelândia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia