Produtores Rurais participam de capacitação sobre Piscicultura

1.482

Publicada 29 de Janeiro, 2018 às 14:01

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um grupo de produtores rurais de Missal estão participando de capacitações na área da piscicultura. Na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, ocorreu o terceiro módulo dessa capacitação, realizada na Escola de Qualificação de Missal. As duas primeiras foram na Feira do Pequeno Produtor do município.

Esse terceiro módulo tratou sobre a qualidade da água para a produção de tilápias. No primeiro módulo, o assunto abordado foi o funcionamento da cadeia produtiva do peixe e no segundo, a construção de viveiros escavados. A capacitação está sendo ofertada, por intermédio da parceria entre a Unioeste, uma empresa contratada para consultoria e Administração Municipal de Missal.

Projeto de Piscicultura

O projeto de produção de peixes de Missal teve seu início no mês de julho com a assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal de Missal e a Unioeste. No mês de agosto iniciou-se os levantamentos de campo objetivando a análise da viabilidade da implantação de um frigorifico no município. Por meio dos estudos chegou-se à conclusão que é sim viável a implementação de tal empreendimento.

A garantia da venda, a formação e capacitação dos agricultores, a assistência técnica e a possibilidade de ampliação e diversificação da renda, foram apontados pelos agricultores como fatores chave para a adesão a produção de peixe em larga escala nas propriedades.

Como primeira ação a Unioeste identificou 25 produtores rurais para iniciar uma turma de formação em piscicultura, 20 com maior potencial e 05 cotais geográficas e sociais. Esses produtores participaram na sexta-feira, 26 de janeiro, do terceiro módulo de formação que trata da qualidade da água para produção de peixe (tilápias) para a indústria.

Concomitante a esse processo, a Unioeste vem desenvolvendo o projeto de viabilidade econômica, levantamentos e a planta baixa da unidade frigorífica. Serão precisos esforços dos agricultores, empresas ligadas ao ramo e do poder público, no sentido de estimular essa cadeia que pode atingir empregos diretos e indiretos, postos de trabalho nas propriedades rurais e também gerar renda para os agricultores e município.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal