Copel começa a construir nova subestação de energia em Medianeira

11.452

Publicada 10 de Janeiro, 2018 às 14:01

Compartilhar:

A Copel Geração e Transmissão começou a construir uma nova subestação de energia em Medianeira. Com investimento total de R$ 40 milhões, o empreendimento vai ocupar um terreno de 27 mil metros quadrados, à margem da rodovia PR-495, na saída para Missal, e reforçar o sistema elétrico de toda a região.

Já estão em andamento no local as atividades de demolição e limpeza da área, além da terraplanagem. Os principais equipamentos que compõem a subestação estão em estágio final de fabricação e devem ser instalados no segundo semestre de 2018. A entrada em operação está prevista para maio de 2019.

A nova subestação Medianeira Norte vai operar em 230 mil volts (kV) com dois transformadores - cada um com 150 megavolt-ampéres de potência. Será conectada às subestações Cascavel (230 kV), Foz Iguaçu Norte (230 kV) e Cascavel Oeste (525 kV).

A nova subestação vai aliviar o sistema de transmissão de Medianeira, que conta atualmente com uma subestação de 138 kV e tem capacidade limitada frente ao aumento de consumo de energia, especialmente nos meses mais quentes do ano.

LOTE DE OBRAS - "Essa subestação integra um lote de obras de transmissão que devem absorver R$ 580 milhões em investimentos até 2019 e aumentar de forma significativa a capacidade e confiabilidade do sistema elétrico no Paraná", explica o diretor-presidente da Copel GeT, Sérgio Luiz Lamy.

Ao todo, serão três novas linhas de transmissão que somam 230 km, além de 900 MVA (megavolt-ampére) de potência em três grandes subestações no Paraná - Medianeira Norte, Curitiba Centro, Andirá Leste - as duas últimas também em fase de instalação.

Fonte: AEN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira