Programa Nosso Lar foi encerrado em Missal com expectativa de retomada para 2018

3.716

Publicada 14 de Dezembro, 2017 às 10:29

Compartilhar:

O Projeto Nosso Lar, teve seu encerramento nesta quarta-feira, 13 de dezembro de 2017. A expectativa é que o projeto continue no próximo ano, melhorando ainda mais a qualidade de vida das mulheres que participam. Nesse ano, participaram cerca de 15 mulheres. 

Durante o ano foram diversas atividades desenvolvidas. Entre as atividades, palestras, dinâmicas, pilates, oficinas de artesanato, entre outras. Foram diversos temas abordados nas palestras durante o ano, especialmente, visando melhorar a qualidade de vida e a autoestima e autonomia das participantes.

 

Projeto Nosso Lar

 

O Projeto NOSSO LAR consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. 

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. 

O projeto é baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares. 

O trabalho social com famílias, assim, apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidades vivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sociofamiliar no âmbito do SUAS. 

Os benefícios de participar dessa atividade são muitos. A importância da autonomia é consideravelmente grande, pois através dela, cada pessoa pode se identificar com o "eu interior" e ao mesmo tempo com outras pessoas, com as quais se relaciona no dia a dia. 

Para a contribuição da formação da autoestima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, a recomendação é não criticar, não culpar, não rejeitar, não humilhar, não frustrar e não expor a perda. Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam as pessoas a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal