Proteção de Nascente no Médio Rio Branco faz parte do Encontros e Caminhos em Missal

2.163

Publicada 23 de Novembro, 2017 às 17:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Mais uma proteção de nascente foi desenvolvida em Missal pelo Programa Encontros e Caminhos. Dessa vez, nessa quinta-feira, 23 de novembro, na Linha Médio Rio Branco, propriedade de Valentin Kniphoff. Essa é a penúltima atividade do programa Encontros e Caminhos desse ano em Missal. 

A nascente foi escolhida pela equipe técnica da Itaipu Binacional e teve como suporte financeiro o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Participaram na execução dos trabalhos, a Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Urbanismo, Emater, Cresol, CAPA, Coletivo Educador, Comitê Gestor e voluntários. 

A técnica introduzida foi a de solo-cimento (mistura de terra vermelha com cimento e água), usada nas proteções de fonte. Inicialmente se faz uma limpeza para identificação do olho d'água, em seguida reveste-se as paredes com a massa e constrói uma taipa para formar o reservatório que é preenchido com pedras e selado com o solo-cimento. 

Em seguida, a água protegida sai limpa pelos canos logo, e na parte superior é introduzido um cano 20 mm para descontaminação da mina. A água será encanada e usada por declividade na descedentação animal e para usos diversos na propriedade. 

A ação tem caráter educativo também, de conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente e as fontes naturais. Portanto, os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal Epitácio Pessoa da Linha Jacutinga, participaram ativamente, acompanhados pelo Professor, Volmir Spanholi.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal