Vídeo mostra fuga de soldado norte-coreano para Coreia do Sul

Ele foi baleado por colegas do exército de Kim Jong-un quando cruzava a fronteira e acabou resgatado por militares do país vizinho.

11.387

Publicada 22 de Novembro, 2017 às 10:02

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O Comando das Nações Unidas publicou nesta quarta-feira (22) vídeos que mostram a fuga de um soldado norte-coreano para a Coreia do Sul. Na segunda-feira (13), omilitar atravessou a fronteira enquanto vários companheiros atiravam contra ele.

O incidente ocorreu às 16h no horário local (4h em Brasília), na Área de Segurança Conjunta de Panmunjom, o único lugar da Zona Desmilitarizada (DMZ) no qual soldados das duas Coreias se veem frente a frente.

O vídeo, foi feito por câmeras de segurança da faixa sul da fronteira militarizada, segundo a EFE.

O soldado chegou em carro até poucos metros da demarcação que divide os dois países. Em seguida, ele correu para o lado sul enquanto quatro militares norte-coreanos disparavam contra ele.

O militar, que foi resgatado com ferimentos de bala, recuperou a consciência na terça-feira (21), após ter passado por duas cirurgias em um hospital da Coreia do Sul.
 

Zona Desmilitarizada
 
As Coreias do Norte e do Sul permanecem tecnicamente em cessar-fogo desde 1953, já que o armistício assinado na época nunca foi substituído por um tratado de paz definitivo.

Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é provavelmente a fronteira mais militarizada do mundo. A faixa de terra, de 4 km de largura por 248 km de comprimento, que demarca a fronteira entre os dois países, tem cercas elétricas, campos minados e muros antitanques.

O episódio mais sangrento na história da passagem ? estabelecida após o término da Guerra da Coreia, em 1953 ? ocorreu em 1984, quando o estudante soviético Vasily Matuzok desertou à Coreia do Sul aproveitando uma visita turística realizada a Panmunjom durante estadia no lado norte-coreano.

Matuzok começou a correr até atravessar para o outro lado da linha de demarcação militar, o que ocasionou uma prolongada troca de tiros que deixou três soldados norte-coreanos e um sul-coreano morto. Seis pessoas ficaram feridas ? entre eles, um militar americano.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo