Imprimindo Honestidade: Projeto disponibiliza impressoras e manutenção é feita através de colaboração dos alunos

Projeto no Campus da UTFPR inova na maneira de imprimir e tirar xerox, e os responsáveis pela manutenção e custeio são os próprios alunos. Saiba mais no vídeo;

10.676

Publicada 10 de Novembro, 2017 às 11:07

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Vivemos tempos difíceis, a corrupção parece ter tomado conta de tudo, e muitas vezes perdemos a esperança. Mas o povo brasileiro não desiste nunca, não é mesmo?

E sabe porque não desistimos, porque sabemos que a essência do nosso povo é boa, honesta e acima de tudo, prestativa e acolhedora.

Estamos falando disso tudo, pois essa semana, um Projeto inovador foi lançado na UTFPR - Câmpus Medianeira.

Através de uma ideia do Diretório Central do Estudantes do Campus, o DCE, uma sala com impressoras e um computador foi instalada para uso dos alunos.

O motivo é que a empresa responsável por disponibilizar o serviço de xerox não pode mais atender, e devido à grande demanda dos alunos por esse serviço, eles tiveram essa ideia.

Até aqui parece uma ideia comum, que atende as necessidades, mas o DCE foi além, a manutenção dos equipamentos é feita pela colaboração e honestidade dos alunos.

Isso mesmo, cada aluno leva sua folha e contribuí com um valor pequeno para que o bom funcionamento do espaço prossiga e beneficie a todos. O valor por folha é de R$ 0,05 centavos.

Vinicius Welter Goulart é presidente do DCE e falou um pouco mais sobre o projeto: "A Universidade nos disponibilizou o espaço, as impressoras, o computador. Para conseguirmos manter, colocamos uma caixinha com cadeado, para as pessoas depositaram o valor pedido. É um preço sem lucro. A ideia é realmente beneficiar os alunos que usam esse serviço. Se os alunos não colaboraram não conseguimos manter o projeto. Tivemos uma aceitação muito boa".

No momento da entrevista, Bruna estava imprimindo material e deu sua opinião sobre o projeto: "Passou de 30 centavos para 5, eu achei ótimo. E como imprimimos bastante coisas, até uma questão ambiental passou a ser usada pela gente, estamos usando os versos das folhas já usadas para algumas cópias. Isso deveria ter sido feito antes. O meio universitário é inovador, todos querem fazer algo que seja relevante, temos exemplos como esse em vários lugares do mundo".

É possível encontrar vários exemplos de 'vendas' honestas, quando a pessoa compra o produto e deposita o valor em um determinado local, sem vendedores, sem cobranças, apenas acreditando na honestidade das pessoas.

Vinicius destaca que o apoio da Diretoria do Campus foi fundamental para que o projeto saísse do papel.

Também conversamos com o Diretor Geral do Campus, Flávio Feix Pauli: " O Ezequiel e o Vinicius trouxeram essa ideia até mim, e de pronto apoiei, porque é uma forma educativa de dar a condição para que o aluno possa usar o serviço e ao mesmo tempo, dele ser responsável em remunerar esse serviço, com um valor quase simbólico. Dessa forma o equipamento terá uma boa manutenção e atenderá aquilo que se propõe a se fazer. Parabenizo o DCE do Campus, juntamente com administração do Campus. O Presidente do DCE, Vinicius está sempre aqui brigando por melhorias, no bom sentido é claro, buscando reivindicações justas e possíveis. O DCE está muito bem representado por essa diretoria. Essa iniciativa terá vida longa, como em países desenvolvidos, que as pessoas fazem pagamento com responsabilidade. É disso que o nosso país está precisando, com crise ética, crise politica, crise econômica, acredito que cada um deve fazer a sua parte, então vamos começar por aqui, pela nossa Universidade, fazendo esse projeto como um exemplo para o Brasil".

Redação Guia Medianeira

Vídeo Facebook DCE UTFPR Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira