Caxumba ? Sintomas, tratamento e causas

Para explicar melhor sobre o assunto, fomos conversar com a Doutora Tereza Barcellos, que é Pediatra e falou sobre os sintomas, tratamento e causas principais da caxumba.

10.492

Publicada 31 de Outubro, 2017 às 10:31

Compartilhar:

Temos percebido que uma doença há muito tempo não vista com frequência tem aparecido por aí, a caxumba. Mais comuns em crianças, nas últimas semanas alguns adultos também passaram por essa inflamação, que requer cuidados e muita atenção.

Para explicar melhor sobre o assunto, fomos conversar com a Pediatra, Doutora Tereza Barcellos, que falou sobre os sintomas, tratamento e causas principais da caxumba.

O que é?

A Caxumba é uma doença viral. O vírus ataca a glândula chama Parótida, por isso o nome técnico da caxumba é Parotidite, por ser uma inflação da Glândula Parótica.

Características?

O que a torna altamente contagiosa é que, até cinco dias antes de apresentar os primeiros sintomas, a pessoa já está transmitindo a caxumba. Isso aumenta a contaminação.

Sintomas?

Febre alta, inchaço entre a orelha e o queixo, em alguns casos há uma característica de levantar o lóbulo da orelha.

A caxumba voltou?

Há alguns anos atrás, a caxumba tinha um índice muito grande, até que começaram as vacinas em massa, e isso possibilitou uma proteção muito grande, que resultou em uma diminuição nos casos.

Um detalhe importante é que, quando você tem caxumba uma vez, isso lhe dá uma proteção quase vitalícia, dificilmente você terá duas vezes caxumba. Porém, a vacina dá uma defesa de no máximo 20 anos.

E a vacina?

A vacina é feita quando somos nenéns, uma aos 12 meses e a segunda quando a criança tiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade. Acontece que muitas pessoas não fazem o reforço, que é por volta dos 14 anos.

Precisamos lembrar que os adultos anteriores haviam tido caxumba, e os adultos atuais são os que tomaram a vacina e que após 20 anos, começaram a não ter mais proteção e defesa. Por isso hoje, vemos muito mais caxumba em adultos do que, propriamente, nas crianças.

Importante frisar que a vacina não tem um resultado de 100%, então pode haver casos (bem isolados) de crianças vacinas que possam contrair a caxumba, de uma forma mais leve.

Período de incubação

O período de incubação da caxumba é de até 20 dias, o que significa que se fui contaminado hoje, pode aparecer os primeiros sintomas em até 20 dias.

Caxumba pode descer?

O vírus ataca uma glândula chama parótida, a segunda glândula preferida do vírus é o testículo.

Muitas pessoas dizem que se não fizer repouso a caxumba vai descer, mas não é bem assim. Da mesma forma que ela pode atacar a parótida, pode atacar o testículo.

Como saber se o testículo está sendo atacado pelo vírus? Houve um quadro de caxumba, e o testículo começa a inchar, e ficar doloroso, não é que desceu é que o vírus também gosta do testículo.

Isso são casos raros, a maioria dos casos é apenas na parótida. E pode ser em uma, ou nas duas.

Infertilidade

Quando a caxumba ataca os testículos são necessários alguns cuidados, porque toda inflamação no testículo pode gerar um problema na fertilização do homem.

Quando a inflamação por conta da caxumba acontece nos testículos é necessário repouso. "Mas aquela história de que pular vai descer é mito".

Cuidados

Ficar de repouso, ter uma boa alimentação, se hidratar, qualquer virose necessita disso. A caxumba é um desses casos.

Se você ou seu filho tem caxumba, o tempo e o repouso são os melhores tratamentos. Você pode tomar algumas medidas para aliviar a dor e desconforto e evitar que a doença se espalhe:

- Fique na cama até que a febre vá embora
- Mantenha você ou seu filho em isolamento para evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas
- Em caso de dor, algum medicamento analgésico, como paracetamol
- Faça uma compressa quente ou fria para aliviar a dor
- Evite alimentos que exigem muita mastigação. Em vez disso, tente sopas ou alimentos macios, como purê de batata
- Evite alimentos ácidos, como frutas cítricas ou sucos, que estimulam a produção de saliva
- Beba muitos líquidos.
 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano