Missal lança programa de Piscicultura Agroindustrial

2.194

Publicada 30 de Outubro, 2017 às 15:39

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um grande público prestigiou o lançamento do Programa de Piscicultura Agroindustrial de Missal, que ocorreu na sexta-feira, 27 de outubro, na sede da Assemi (Associação dos Servidores Municipais de Missal). Na ocasião foram explanados os objetivos do programa e como está o andamento das pesquisas que estão sendo desenvolvidas. 

Na ocasião também foi assinado um termo de compromisso entre a Administração Municipal de Missal, Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Empresa interessada na implantação da Unidade de processamento, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituições Financeiras (Cresol, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil), e agricultores que já estão produzindo peixes. 

O evento contou com a participação de representantes de 12 municípios, entre eles municipios da região como São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Palotina, Toledo e Missal, além de representantes de Curitiba e município de Santa Catarina. Representantes de 03 deputados e prefeitos da região também participaram.

 

Objetivos do Programa

 

Incrementar a oferta de alimentos de proteína animal através da piscicultura; otimizar o aproveitamento do potencial hídrico das propriedades; propiciar nova alternativa de produção e renda no setor agrícola; diversificar a estrutura econômica e social do meio rural; estimular a fixação do homem no campo através do desenvolvimento de projetos de piscicultura; incentivar a industrialização; viabilizar unidade de processamento de pescados e subprodutos; gerar empregos.

 

Ações em andamento

 

Para dar início aos trabalhos o Município, autorizado pela Lei Municipal 1383 de 28 de junho de 2017, firmou um termo de cooperação técnica e científica com a Unioeste, campus de Toledo para incentivar a produção racional de tilápias no município, e fazer um estudo técnico e econômico para o desenvolvimento da piscicultura agroindustrial municipal e a implantação de um frigorífico para abate de peixes, além de apoiar o programa de capacitação dos piscicultores. 

Num processo paralelo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deu início a um cronograma de cursos e palestras sobre o assunto, além de visitas a propriedades de outros municípios, nos quais a criação de tilápias já está consolidada e já é a principal fonte de renda das famílias. 

Os treinamentos visam incentivar o desenvolvimento ordenado direcionando para o uso adequado de áreas propícias para implantação da atividade, mostrar o potencial da cadeia da piscicultura, as formas de manejo, de fazer o manejo integrado com outras cadeias produtivas e o potencial de mercado da piscicultura.

 Ainda, os produtores deverão contar com acompanhamento técnico continuado ao longo do processo de produção, no mapeamento e levantamento das propriedades, mensurando o potencial delas e para as que já possuem uma criação rudimentar entregar soluções tecnológicas que viabilizem a rentabilidade. 

O município pretende colocar a piscicultura como opção ao agricultor como fonte de incremento na renda da propriedade e como forma de diversificação da produção, desenvolver sistemas de garantias e certificado do pescado e subprodutos oriundos do pescado.

 A Secretaria de Planejamento do Município está realizando um trabalho de articulação com outros entes federativos, com instituições bancárias, sindicato, EMATER e com empresários visando a formalização de Parcerias Público Privadas para alavancar o Programa de Piscicultura Agroindustrial de Missal e algumas atribuições e compromissos definidos.

 

Empresa interessada na Implantação da Unidade de Processamento

 

A Empresa Laticínios Costa, de Missal, apresentou carta de intenção, afirmando o interesse de investimento num frigorífico para abate de peixe, frente aos estudos e investimentos prósperos na área de piscicultura do município de Missal. Portanto, a empresa se colocou à disposição para investimentos no setor. 

Na carta de intenção, afirmam ainda que a visão da empresa, quanto ao crescimento da produção no ramo de piscicultura, se demonstra de forma muito otimista, tendo uma prospecção muito grande quanto ao consumo de carne de peixe no mercado brasileiro e exterior.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal