Paraná registra aumento no número de casos de HIV

1.849

Publicada 23 de Outubro, 2017 às 11:21

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O número de pessoas com HIV no Paraná vem aumentando nos últimos anos. No estado, foram 1.490 casos em 2013 e 2.631 em 2016, segundo dados do governo estadual. Já o número de casos de Aids teve uma leve queda a partir de 2013. Isso se deve, entre outros fatores, à liberação de tratamento com agentes retrovirais para qualquer portador do vírus. Em 2013 foram registrados 1.677 novos casos de Aids, enquanto em 2016 foram diagnosticados 1.202 casos.

De acordo com a enfermeira Liza Bueno Rosso, coordenadora do Programa de DST Aids e Hepatites Virais de Curitiba, um dos motivos pelos quais as pessoas têm se prevenido menos é o fato de que a doença, hoje, não é mais fatal.

"Realmente houve uma diminuição do uso de preservativos, que, até alguns anos atrás, era a única forma de prevenção. Como a entrada de medicamentos potentes, a pessoa, hoje, vive com Aids como uma pessoa normal. Ela não vai morrer. Então acho que diminuiu um pouco o cuidado com relação à prevenção", diz.

"Além das populações mais vulneráveis, o HIV hoje em dia se concentra muito entre adolescentes e jovens. Nos últimos dez anos, a taxa de detecção entre jovens triplicou, o que gera muita preocupação. É importante que existam cada vez mais estratégias para fortalecer as repostas nacionais, estaduais e municipais que gerem o enfrentamento desta doença", enfatizou o especialista de HIV/Aids da UNICEF no Brasil, Caio Oliveira.

Além da camisinha, Liza Rosso destaca outras formas de prevenção. "A testagem é uma forma de prevenção, porque a gente vai fazer o diagnóstico precoce. Existe a profilaxia, para qualquer situação de risco ? o preservativo furou, não usou preservativo. Ele pode procurar o serviço de saúde para ser encaminhado para um tratamento de profilaxia pós exposição", recomenda.

A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira oferta os testes rápidos para a detecção do vírus da Aids. Quem quiser pode solicitar o teste em casa. Também há o teste tradicional. O resultado sai em 30 minutos.

Fonte: Paraná Portal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo